Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Chove em Boa Esperança, mas a situação ainda é crítica

A chuva que atingiu o município de Boa Esperança, Noroeste do Estado, na manhã desta segunda-feira (7), trouxe novo ânimo para a cidade. A previsão é que ela continue até a próxima semana. O local é um dos 32 municípios que entraram para a listagem de emergência devido à falta de água, e enfrenta uma das piores secas dos últimos anos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Márcio Vitorazzi, é preciso muita chuva para repor o nível do Rio do Norte, que abastece o local. “Tivemos algumas pancadas de chuva nos últimos meses, mas não repôs o nível”. Ainda segundo ele, os mananciais estão todos secos. “O rio chegou a 25 cm na semana passada e após três dias, baixou de novo. Sem chuva consistente, não haverá efeito que retorno o nível do rio”, afirmou.

Com toda a zona rural prejudicada, algumas localidades possuem até cinco famílias sem sequer água potável para beber. Animais de pasto estão morrendo, já que somente a chuva consegue repor. “Sem isso, o animal passa até 40 dias sem comer”.

Vitorazzi afirmou ainda que o custo para abastecer com combustível os caminhões-pipas da cidade são altos, e a prefeitura não tem condições de manter o processo. “As receitas caíram muito. Fomos atrás de nascentes e poços artesianos pagos com recursos próprios, e estamos tentando conseguir ajuda do Estado”, afirmou

O rio que atravessa o município é o único lugar onde se consegue captar água, e é monitorado a cada 15 dias pela Agência Nacional das Águas (ANA). “Estamos trabalhando a 20 km do ponto de abastecimento, mas já estamos com uma equipe em campo realizando levantamentos. O resultado tem sido assustador”, afirmou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas