Dólar Em alta
5,031
19 de março de 2024
terça-feira, 19 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,031

Chocolate: aproveite a páscoa e saiba dos benefícios do doce à saude

choco1

(por Keslley Siqueira – [email protected])

Páscoa e chocolate têm tudo a ver. E quem resiste aos ovos de páscoa, barras de chocolate e bombons? Em excesso, no entanto, o chocolate não faz nada bem, mas, consumido na medida correta, ele pode ser um aliado da boa saúde.

Segundo a nutricionista Gabriela Rabello, coner chocolate com moderação traz benefícios ao corpo e diminui o desejo por doces. “Isso acontece pela presença da Feniletilamina que é uma substância que atua no sistema nervoso central trazendo a redução de apetite por doces”.

A nutricionista também revelou a quantidade de chocolate que deve ser consumida por dia. “O ideal é comer de 20g a 40g por dia. Essa quantidade corresponde a três tabletinhos de uma barra de chocolate, ou dois bombons da caixa tradicional”, explicou. Rabello ressaltou que não há problema consumir chocolate todos os dias, desde que se respeito os limites de consumo diário.

A psicanalista e assistente social Solange Gonzaga, 52, é fã de chocolates. Nesta quarta-feira (27) Solange comprou doces pra ela e para o resto da família. “Estou levando três ovos da Páscoa para os meus netos. Vou aproveitar e comer um pouco pedacinho de cada um” comentou.

Ela é uma chocólatra assumida. “Gosto muito de chocolates. Na última :segunda-feira (25) comi seis bombons”, contou.

Já a aposentada Carmen Cane, 73, disse que antes mesmo da páscoa já comprou muitas caixas e barras de chocolate, mas que para páscoa ia comprar mais. “Amo chocolateMas sempre procuro comer com moderação para não exagerar na dose. Consumo chocolate principalmente quando estou abatida, pois é um alimento que traz sensação de prazer e melhora o humor” disse.

Já existem estudos que comprovam que o chocolate não vicia, mas causa um bem estar pelo que provoca no organismo. “O que o chocolate faz é trazer uma sensação de prazer. Isso ocorre pela presença de uma substância chamada serotonina que alivia a depressão e a ansiedade” disse a nutricionista. Inclusive as mulheres podem comer chocolate durante a tensão pré-menstrual (TPM), pois ajuda a melhorar o humor.

Segundo Gabriela Rabello o mais indicado é dar preferência para os chocolates com maior concentração de cacau, principalmente o amargo e meio amargo por serem mais saudáveis. De acordo com estudos o chocolate amargo e meio amargo ajuda a diminuir os índices de colesterol, diabetes, além de ajudar a manter o peso. O chocolate branco e ao leite possuem menos cacau e mais gorduras, o que aumenta a taxa de colesterol, diabetes e provoca sobrepeso.

Durante a Páscoa o ideal é procurar chocolates com mais concentração de cacau e menos gorduras, além de manter o consumo adequado diário de doces, não exagerando no consumo de bombons e ovos da páscoa.

Consumo diário de chocolate

O ideal é consumir de 20g a 40g, o que corresponde a três tabletinhos de uma barra de chocolate ou dois bombons de uma caixa tradicional de chocolates.

Benefícios do chocolate amargo (Se o consumo de 20g a 40g diárias for respeitado)

– Melhora o humor

– Afasta os sinais de envelhecimento

– Diminui a fadiga

– Previne o Colesterol

– Previne a Diabetes

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas