A chegada ao novo Aeroporto de Vitória será pelo mar da praia de Camburi, na capital. Os primeiros testes de sobrevoo e vistorias na infraestrutura por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) começaram a ser feitos na última terça-feira (6). A inauguração, marcada para o próximo dia 29, depende dessa liberação.
Segundo o gerente de engenharia da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Giuliano Capucho dos Santos, a ANAC deve fazer duas visitas ao novo aeroporto. O objetivo, nesse momento, é conferir se o que está elaborado no projeto foi executado dentro dos padrões de segurança.
Giuliano Capucho disse que a segunda visita acontecerá este mês (ainda sem data) e valida a operação – momento, por exemplo, em que a pista pode ser homologada. Ainda segundo ele, a pista recebeu dois circuitos de balizamento (luminárias da pista) com operação independente, diferentemente do que ocorre na pista atual. Isso significa que, se houver pane em qualquer dos equipamentos, a operação do aeroporto será mantida por conta da curta distância entre as luminárias, de 60 metros.
“Nós construímos duas subestações de cabeceira, colocamos 50% desses circuitos em cada uma delas. Se uma subestação de cabeceira apaga, por alguma questão externa, a outra mantém 50% do sistema funcionando, que está dentro dos mínimos para a continuidade da operação”.
De acordo com gerente, estão descartados quaisquer riscos de paralisar a operação por causa do balizamento. “Se as duas subestações apagam, nós temos o sistema de redundância de geradores nessas subestações, na saída, para manter o sistema de balizamento funcionando. E mesmo se os geradores das subestações caírem, nós temos os geradores do sistema de energia central, que fica na central de utilidades, que mantém todo o sistema de emergência e necessária operação do aeroporto em funcionamento”.
R$ 523,5 milhões
Segundo a Infraero, o novo aeroporto de Vitória custou R$ 523,5 milhões. Foram consumidos 240 milhões de litros de água para umectação; 60 mil sacos de cimento e 400 mil blocos de alvenaria. Para erguer o empreendimento, foram utilizados 4,5 mil toneladas de aço; 20 mil metros quadrados de granito e mármore; 4 mil metros quadrados de vidro; 800 quilômetros de cabos (elétrica e eletrônica); 25 mil metros de dutos para instalações hidrossanitárias. 1.800 homens trabalharam na construção e 500 mil viagens de caminhões foram feitas para transportar os materiais.
A Agência Nacional de Aviação (ANAC) informou que não pode adiantar o que foi vistoriado, e o que relatório final não tem previsão para sair.
Confira o vídeo do sobrevoo: