Dólar Em baixa
5,185
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,185

Chef ensina a fazer pratos saborosos para reduzir efeitos colaterais da quimioterapia

A alimentação é parte importante do tratamento do câncer. Uma dieta correta durante essa fase contribui para o bem-estar e o fortalecimento do organismo. Para ensinar pessoas diagnosticadas com a doença a preparar receitas saborosas e que ajudam a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia, a chef Isaura Caliari vai comandar uma oficina de culinária nesta sexta-feira (18), no restaurante Vila dos Chefs, em Santa Lúcia, Vitória, a partir das 9 horas.
No evento, realizado pelo Núcleo Especializado em Oncologia (Neon), além de ter a oportunidade de degustar os pratos preparados, os participantes poderão tirar dúvidas e aprender sobre alimentos que podem ser substituídos.
Entre as delícias feitas pela chef está um pão caseiro sem glúten, ideal para as pessoas que têm restrição a esse ingrediente. Isaura dará dicas de como substituir essa substância sem prejudicar o sabor.
Variedade
“Mesmo para quem não tem doenças restritivas, é importante que a alimentação seja variada. Para fazer um pão, por exemplo, temos diversas possibilidades de grãos e castanhas que podem substituir a farinha de trigo e dar um gosto especial à receita”, afirmou Isaura, uma das professoras de gastronomia mais experientes do Espírito Santo.
Ela explicou que o interesse por uma alimentação mais atraente para quem está fazendo um tratamento de saúde surgiu quando a mãe dela teve câncer. “Eu ficava tentando agradá-la. Fazia dois, três pratos, mas ela não se alimentava direito. Então, tentei buscar formas diferentes de cozinhar. Comecei testando algumas vitaminas, mas pensei em adaptar receitas para amenizar problemas durante o tratamento, como prisão de ventre e os constantes enjoos”, disse.
Câncer de mama
Outro destaque da oficina é o quibe de quinoa. “Este prato é uma ótima opção para as mulheres em tratamento contra o câncer de mama, por ser rico em fibras e ajudar a aliviar a constipação intestinal, muito comum entre as pessoas que têm a doença”, informou a nutricionista do Neon, Eliana Rezende, que coordenará a oficina ao lado de Isaura.
Segundo Eliana, com criatividade e um pouco de conhecimento sobre a funcionalidade dos ingredientes, as pessoas podem preparar pratos bem gostosos e que contribuem para a melhora do seu bem-estar físico.
Prevenção
No caso da prevenção do câncer, a nutricionista do Neon ressaltou que as pessoas devem dar maior ênfase ao consumo de alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes, feijões, castanhas e cereais integrais.
“Esses alimentos contêm grande quantidade de vitaminas, minerais, fibras e outros componentes que, por diversos mecanismos, inibem a mutação de células que desencadeiam o câncer, ou, se o processo está iniciado, atuam de forma a dificultar a multiplicação das células do tumor”, explicou.
Diagnosticada com câncer de mama em janeiro deste ano, a auxiliar administrativa Carmem Ferreira dos Santos, de 43 anos, vai participar da oficina de culinária. Ela terminou as sessões de quimioterapia neste mês e disse que teve dificuldade para se alimentar durante o tratamento. “Sentia enjoo e falta de apetite, principalmente nas primeiras sessões. Até a vida social é afetada, pois é mais complicado sair para comer em restaurantes ou na casa de amigos e familiares”, contou Carmem.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas