Escola EstadualQuem tem filhos em idade escolar matriculados nas redes estadual e municipais de ensino na Grande Vitória devem ficar atentos às datas de rematrícula. Na rede estadual, por exemplo, o prazo para solicitações de Rematrícula e Transferência Interna termina nesta sexta-feira (10) e os estudantes devem acessar o site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, clicar no banner Chamada Pública Escolar 2018, e garantir a sua permanência na rede.

“As escolas da rede estadual estão abertas para todos os cidadãos. Todo o processo de matrícula será realizado pela internet para facilitar o acesso. A Chamada Pública é um esforço comum para que todos os alunos estejam regularmente matriculados. A rede estadual tem capacidade para atender até 340 mil estudantes”, destaca o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

No próximo dia 20 de novembro, terá início o período de pré-matrícula, quando o estudante com idade mínima de 06 anos completos ou a completar até 31/03/2018, tem a oportunidade de cadastrar solicitação de vaga. Confira o calendário completo da Chamada Pública Escolar 2018.

Nos municípios

Em Vitória, o prazo de rematrícula dos alunos que estudam nos Centros e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental começa nesta sexta-feira e vai até o dia 24 de novembro. O procedimento deve ser feito por meio do aplicativo Vitória Online ou pelo site. vitoria.es.gov.br/boletim O responsável pelo aluno também poderá ir à secretaria da unidade de ensino para atualizar os dados cadastrais e efetivar a rematrícula. Em caso de alteração de endereço, o responsável deverá entregar o comprovante de residência na unidade de ensino.

Escola VitoriaO período de matrículas novas ainda será divulgado, mas o cadastro para solicitação de vaga na rede municipal de ensino de Vitória é permanente e acontece durante todo o ano. Para fazer a solicitação, é preciso apresentar na secretaria da escola o documento do pai e da mãe ou do responsável legal, certidão de nascimento da criança e comprovante de residência em nome do pai ou da mãe ou do responsável legal.

Já em Cariacica, o cadastro de pretensão de vagas para inscrição de crianças com idades entre um e cinco anos nos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade termina nesta sexta. O cadastro é destinado às crianças que não estão matriculadas nas unidades de ensino da rede municipal de Cariacica. O novo período de inscrições tem início no dia 13 de novembro e seguirá durante o ano de 2018. Para cadastrar a criança, basta dirigir-se a um Cmei mais próxima de sua residência, das 7h30 às 16h30.

Após o período de remanejamento, transferência e rematrícula, será a vez das matrículas das crianças contempladas, respeitando a quantidade de novas vagas nas unidades. O período será de 22 de novembro a 15 de dezembro de 2017.

No município de Vila Velha, o processo está em fase de divulgação e realização das rematrículas para escolas de Ensino Fundamental e de remanejamento das vagas para as unidades de Educação Infantil, até o dia 17 de novembro.

A realização das matrículas novas dos alunos dos grupos 4 e 5 irá ocorrer de 20 a 24 de novembro de 2017 e a das matrículas novas dos alunos dos grupos 1, 2 e 3, de 11 a 15 de dezembro de 2017. A realização das matrículas novas dos alunos do 1º ao 9º ano será de 8 a 19 de janeiro de 2018.

A prefeitura da Serra anunciou seu calendário de matrículas e rematrículas. Confira:

Educação Infantil:

Matrículas: O período de novas matrículas nos CMEIs para os grupos IV e V vão de 27/11 a 01/12. Já a realização das novas matrículas dos grupos I, II e III vai de 04/12 a 15/12.

Os documentos necessários: para a efetivação da matrícula são certidão de nascimento, comprovante de residência, cartão de vacina, CPF do responsável, Cartão Bolsa Família, se for cadastrado e/ou NIS; e Ficha de Transferência, em caso da criança vinda de outro Centro de Educação Infantil. É necessária a apresentação dos documentos citados em cópia e original.

Rematrículas: O período de rematrícula escolar para as crianças que permanecerão na Unidade de Ensino em 2018 vai de 01/11 a 17/11.

Ensino Fundamental:

Rematrícula Escolar: O período de rematrícula escolar 01/11 a 17/11/2017.

A rematrícula será confirmada: pelos pais ou responsável legal, ou pelo próprio estudante, quando maior de idade, na secretaria escolar da própria Unidade de Ensino.

Efetivação das matrículas: dos estudantes provenientes de CMEI para as Escolas Municipais da Serra (encaminhados pela SEDU/Serra): 27/11 a 07/12/2017.

Novas matrículas: A partir de 23/01/2018 (Não tem prazo para terminar o período de novas matrículas, pois o ensino Fundamental é obrigatório).

Escola: Caso os pais ou responsável não encontre vaga na escola mais próxima de sua residência, a própria escola encaminhará os dados da criança para a Secretaria de Educação para que seja localizada uma vaga em outra unidade de Ensino (municipal ou estadual).

O cadastro: será realizado por meio de preenchimento de formulário próprio, nas Unidades de Ensino da Rede Municipal e será efetivado mediante apresentação dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou outro documento que comprove sua identidade; comprovante de escolaridade, Histórico Escolar ou Declaração; – comprovante de residência original (IPTU, fatura de água, de energia elétrica, de telefone ou contrato de locação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *