Carro roubado recuperado pelo cerco inteligente
Carro roubado recuperado pelo cerco inteligente

Dez dias após entrar em funcionamento o Sistema Inteligente de Segurança vem trazendo bons resultados para Vitória. Na noite desta terça-feira (1º), o Cerco Inteligente de Segurança ajudou a recuperar mais um veículo com restrição de furto e roubo. Às 20 horas o sistema foi acionado assim que o carro passou pela Ponte da Passagem, no sentido Maruípe.

O Fiat Uno, de cor prata, foi roubado junto com o celular da vítima em Jardim da Penha, durante o dia. Após o roubo, ela fez o boletim de ocorrência no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e os dados foram cadastrados no sistema, que está interligado ao Cerco Inteligente de Segurança.

Agentes de proteção comunitária da Guarda Municipal que faziam patrulhamento foram acionados e deram ordem de parada para o casal que estava ocupando o veículo no bairro Tabuazeiro. Como o motorista desobedeceu a ordem dos agentes, houve fuga, forçando assim um acompanhamento de velocidade até o Bairro da Penha. Durante a perseguição a guarnição solicitou apoio de outras viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Na altura do Beco Dois, o casal abandonou o veículo e conseguiu fugir. O veículo e o telefone celular da vítima foram resgatados e levados para a 1ª Delegacia Regional de Vitória, onde a proprietária foi informada da recuperação.

“Tão importante quanto ter um sistema inovador como o Cerco Inteligente de Segurança é ter pessoas comprometidas com a prestação do serviço que esta ferramenta possibilita. Todas as equipes estão de parabéns por terem recuperado esses veículos em um curto espaço de tempo e por terem demonstrado total empenho em trazer mais segurança para os moradores de Vitória”, aponta o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Histórico

Desde o dia 20 de abril, data do início do funcionamento do Cerco Inteligente de Segurança, foram dois veículos e duas motos recuperadas. A agilidade das informações ajudou na recuperação dos veículos em tempo recorde. Além dos veículos, o sistema ajudou a prender um assaltante que estava cometendo diversos furtos no bairro Jardim da Penha.

Sobre o sistema

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Ciodes, que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, que solicita a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *