Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,132

Cerca de 100 indígenas protestam contra PEC 215 em Aracruz, nesta terça (27)

Por  Pedro Permuy

manifestacao_indios-150461Com cartazes, pinturas no rosto e elementos que retratam a cultura milenar, cerca de 100 indígenas das tribos Tupiniquim e Guarani estão se reunindo aos poucos desde as 07h desta terça-feira (27), em Aracruz, região Norte do Espírito Santo, para protesto que interdita uma via da rodovia ES-010.
Segundo o índio tupiniquim Ervaldo, que participa da caminhada, o trajeto dos indígenas partirá da comunidade Caieiras Velha, localizada no bairro Distrito de Santa Cruz, até uma ponte do município de Aracruz, que fica no sentido do perímetro urbano da cidade.
Ervaldo destaca o objetivo da mobilização, que é contra a PEC 215: “se for aprovada, a cultura do nosso povo pode sofrer as consequências”, lamenta. A Proposta de Emenda Constitucional prevê a retirada da autonomia do Governo Federal para demarcação de terras indígenas, de quilombolas e Áreas de Proteção Ambiental (APAs).
As informações da proposta dão conta de que caberá ao Congresso Nacional aprovar possíveis propostas de demarcação de território enviadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). “A gente sabe que um grupo de políticos não preza pela preservação da nossa cultura, que é rica e faz parte da história do Brasil”, frisa Ervaldo.
Hoje, é o Ministério da Justiça responsável por editar os decretos de limite de territórios a partir de estudos feitos pela Funai.
De acordo com o índio tupiniquim, como nem toda a comunidade consegue se ausentar do trabalho, a manifestação deve ter número reduzido. Mesmo assim, o indígena acredita que cerca de 100 pessoas se reunirão até o fim do manifesto, que não tem horário exato para terminar.
O posto da Polícia Federal que fica localizado próximo ao local em que acontece a manifestação informa que o trânsito, apesar de lento em alguns trechos no sentido Aracruz em que há maior concentração de indígenas, está fluindo sem grandes dificuldades por culpa de os índios estarem ocupando apenas uma faixa da via.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas