Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Central biométrica de Vila Velha registra atendimento 42% menor

biometriaO cadastramento biométrico para mais de 250 mil eleitores de Vila Velha chegou ao fim da primeira semana nesta sexta-feira (30). A ameaça de greve geral fez com o local ficasse vazio e registrasse baixo atendimento. Segundo a organização, até as 15h30, 300 pessoas procuraram a central, cerca de 42% menos que nos primeiros dias.

O coordenador da Central Biométrica de Vila Velha, Marcos Roberto de Souza, informou que os quatro primeiros dias de atendimento registraram em média 700 atendimentos por dia, acima das expectativas. O balanço final aponta que até o momento, 2800 eleitores do município já regularizaram sua situação com a justiça eleitoral. “Com a notícia da greve geral, hoje está bem mais fraco que nesses dias. Normalmente no inicio enche um pouco mais, por não estar sempre na mídia. A tendência é diminuir”.

Ainda segundo ele, a única fila para o eleitor que procurar a central é a da triagem, onde ele verifica se tem débitos com a justiça eleitoral. Após isso, recebe uma senha para ser atendido por um dos 21 atendentes. A espera média é entre 40 minutos e uma hora.

Informou ainda que em casos de eleições pendentes, o eleitor consegue pegar uma guia de multa e pegar em lotéricas ou caixas eletrônicos no shopping. É preciso voltar e ser atendida novamente. “Outras pendências especificas só pode ser resolvidas nos cartórios eleitorais, que estão abertos somente para isso. Biometria somente aqui na central”, explicou.

A expectativa é que 85% do eleitorado de Vila Velha procure a central biométrica até o dia 19 de janeiro de 2018. O atendimento é de 10h às 18h30 (segunda a sexta-feira), e das 11h às 18h30 (sábado). É preciso levar documento original e comprovante de residência (também para casos de revisão ou transferência). Homens que completam 18 anos ou mais precisam apresentar alistamento militar (CNH e passaporte não são aceitos). O titulo de eleitor não é obrigatório.

Segundo o coordenador, o cadastramento biométrico está sendo feito em todo o Brasil para atualizar dados pessoais aumentar a segurança na hora de votar. Muitas pessoas ainda vão à urna no lugar de outra pessoa ou são habilitadas de forma errada. Com a biometria, a digital é reconhecida. “Não deixem para última hora. Temos 21 atendentes, a partir de novembro teremos mais 48, ou seja, serão 69. Tem horário e todos serão atendidos”, afirmou.

A dona de casa Carla Banhos aproveitou o dia para regularizar pendências e acertar a biometria. Chegou às 15h12, só encontrou uma pessoa na frente e foi atendida de forma rápida. “Quem precisar resolver, como eu, ou tirar o título, venha porque está sendo rápido para regularizar”.

A administradora Gilcélia Félix também foi atendida rapidamente. Chegou, pegou a senha e foi direto para o guichê. “Em cerca de dois ou três minutos já resolvi. No meu caso foi só o recadastramento. Quanto antes vier, melhor. A gente sempre acaba deixando para última hora e se enrolando”.

O representante comercial José Hilton dos Reis optou por ir na primeira semana e não deixar para a famosa última hora. “Não tenho pendências e vim pela exigência da biometria. O atendimento está muito rápido”.

Já o engenheiro químico Arthur Sales procure o cartório eleitoral primeiro. Soube que o atendimento estava rápido e agilizou para conseguir ir hoje. “Foi bastante rápido. Peguei a senha e antes de conseguir sentar já fui chamado. Está tranquilo. A biometria é um avanço que será futuro, então se as pessoas ficarem evitando muito terão que fazer de qualquer forma. É melhor vir logo para não deixar para janeiro, não conseguir resolver e ter problemas com a justiça”.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas