Dólar Em baixa
5,197
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,197

Cenário político e econômico atual de Paulo Hartung

por Paulo Cesar Dutra

Rejeitando os setores sociais e vendendo o discurso de bom moço e da vocação logística do Espírito Santo como solução inevitável para a população, o governador Paulo Hartung se encontra no olho do furacão da maior investigação de corrupção no Brasil, nunca antes visto na história. Agora, rejeitado pelos setores sociais, e tratado como mais um moço desqualificado para ser a solução da moralização da terra capixaba.

Uma das suas características básicas foi sempre de “construir” consensos, ainda que aparentes, e de se colocar como “salvador da pátria” visto que há sempre um estado ou prefeitura falida antes de seu governo, ainda que essa falência seja apenas em seu discurso. Ele aproveitava cada momento para se portar como liderança exemplar capaz de tornar uma simples visita a um município como grande ato político. Sua conduta como político e personalidade “pública” refletia o mais profundo desejo narcísico de necessidade de auto-afirmação e culto a própria imagem como referência a ser “seguida por todos”.

Contando sempre com maior “generosidade” de setores empresariais em seu financiamento de campanha, preservou seu capital político depois de seus dois mandatos, 2003-2006 e 2007-2010 ele venceu em 2014, para seu terceiro mandato, ainda em curso. Porém, agora no seu terceiro ano do atual governo, nunca poderia acreditar que viessem essas duas avalanches, seguidas: a crise na segurança que restou para a assinatura dele mais de 240 homicídios e agora, acusado de ter recebido mais de R$ 1 milhão da Odebrecht.

Após sentir esse duro golpe, que o deixou muito mal no mercado da honestidade, no desespero ele convocou os empresários, para ajudá-lo a desviar e neutralizar as delações do ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Júnior (BJ), que afirmou ter doado, via caixa dois, R$ 1,080 milhão para o peemedebista irrigar as campanhas de seus aliados políticos nas campanhas de 2010 e 2012. Será que vai funcionar. Quando o navio afunda, os primeiros a abandoná-lo…prefiro nem comentar!

Nova Constituinte
“No fundo, querem mudar o povo, não a Constituição”. A opinião é do advogado Saul Tourinho Leal, do escritório Pinheiro Neto Advogados, ao tratar da proposta de uma nova Constituinte. Para o causídico, “o empobrecimento da nossa gente e os mais de 13 milhões de desempregados que o país abriga” não veio da Constituição de 88 e sim de “nossos líderes”.

Laico até demais
Há 154 anos, no dia 17 de abril de 1863, por meio do decreto 3.069, foi regulamentado o registro de casamentos, nascimentos e óbitos, das pessoas que seguissem uma religião diferente do Estado.

Alvará Mais Fácil da PMV
O Alvará Mais Fácil criado e colocado em atividade na Prefeitura Municipal de Vitória marca a redução da burocracia para a retirada de alvarás em Vitória. Com esse novo sistema, é possível dar entrada no processo e emitir o alvará no prazo de 48 horas, pelo Portal de Serviços. O sistema contempla os Alvarás de Localização e Funcionamento, Publicidade e Mesas e Cadeiras. Também houve a simplificação de procedimentos para a liberação do Alvará de Aprovação de Projetos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas