Chuva fez aumentar volume do Rio Santa Maria na semana passada. Foto: Reprodução/ Leitor via WhatsApp
Chuva fez aumentar volume do Rio Santa Maria na semana passada. Foto: Reprodução/ Leitor via WhatsApp

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais mantém o alerta de risco de eventos de inundação, ou movimentos de massa, para o Espírito Santo nesta quinta-feira (07).

De acordo com o boletim, há previsão de continuidade de chuva fraca a moderada ao longo do dia, com possibilidade de pancadas localmente fortes, podendo gerar acumulados expressivos em curto intervalo de tempo, condição que favorece eventos de enxurrada em micro e pequenas bacias.

Além disso, a chuva prevista poderá incrementar os acumulados pluviométricos já observados nos últimos dias, condição favorável a eventos de movimentos de massa. Ainda segundo o Cemadem, para o noroeste do Espírito Santo é alta a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos.

Chuvas volumosas até dia 10

Segundo o Instituto Climatempo, o Espírito Santo segue a semana em alerta para muita chuva. Muitas áreas no sul do estado já acumularam de 100 a 200 mm em apenas cinco dias de chuva. Até o domingo (10), outros eventos de chuva forte e volumosa podem ocorrer sobre o Espírito Santo aumentando o risco de enchente e deslizamento de terra em áreas de encosta. Em Vitória já choveu cerca de 80% da média de chuva para dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *