Dólar Em baixa
5,210
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,210

Células-tronco presentes nos dentes de leite podem até salvar vidas

Thaiz Arrabal

Muitas mães ainda seguem a tradição de incentivar os filhos a guardar os primeiros dentes de leite que caem com o avanço da idade. Mas esse hábito pode trazer muito mais benefícios do que ter uma simples lembrança da infância ou a criança ganhar um presente da “fada do dente”.

Os dentes de leite podem contribuir para uma melhoria na saúde e até salvar vidas. Pesquisas científicas mostram que eles são excelentes fontes de células-tronco do tipo mesenquimal, ou seja, células capazes de se transformarem em diversas outras células e tecidos do corpo humano. Isso pode aumentar, consideravelmente, as possibilidades de tratamento e cura de doenças que hoje são consideradas incuráveis pela medicina.

De acordo com a cirurgiã bucomaxilofacial Thaiz Arrabal, diferente do material extraído do cordão umbilical, que é utilizado apenas no tratamento de doenças sanguíneas, as células-tronco presentes nos dentes de leite podem ser utilizadas em uma série de tratamentos. “Essas células podem ajudar até na cura do Alzheimer. São células-tronco que poderão dar origem a novos neurônios e também serem potentes anti-inflamatórios”, explica.

Essas células-tronco não tratam somente doenças como o Alzheimer, mas também são fonte de esperança para tratamentos de doenças que exigem uma cicatrização mais rápida, a substituição de células defeituosas e até mesmo para ajudar pacientes a voltar a enxergar.

Entretanto, a extração do dente de leite para a coleta das células-tronco não é um procedimento que pode ser feito de qualquer maneira. A Drª Thaiz Arrabal diz que, mesmo que seja simples e prático, o procedimento deve ser feito por um dentista de confiança e que esteja apto a realizá-lo. “Para um maior aproveitamento das células-tronco coletadas, o dente que será extraído precisa estar sadio, sem cáries ou problemas estruturais. Por isso o dentista tem que saber analisar o estado do dente e estar capacitado para realizar o procedimento seguindo todo o protocolo,  até enviar para o laboratório especializado na coleta e armazenagem das células”, completa.

Foi pensando nisso que a dentista Marcela Carrera decidiu fazer a coleta do material nos dentinhos de leite da sobrinha Clara, de sete anos. “É importante pensar em prevenir para ter mais qualidade de vida. Essas células podem ser usadas para curar uma grande quantidade de doenças, como câncer e diabetes, e até para casos de acidentes e queimaduras”, explicou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Tenho os dentes de leite de meu filho guardados em um pote. Não sabia na época desta possibilidade. Hoje o filho tem 21 anos e trocou os dentes após os 8 anos ele nunca teve carie, mesmo com isso de aparelho ortodôntico.
    Ainda deve esses dentes ?? Na minha família tem muitos casos de câncer de mama, útero e intestino e o pai de meu filho teve câncer de próstata.
    Há algo que ainda possa ser feito ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas