Dólar Em baixa
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,243

Causa da morte do pedreiro de Ibatiba deve sair da quarta (25)

Albenes da Silva AzevedoA primeira morte por febre amarela no Espírito Santo poderá ser confirmada esta semana. O resultado dos exames para saber se o pedreiro, morador do município de Ibatiba, está previsto para sair na quarta-feira (25). A febre foi apontada no atestado de óbito de Albenes da Silva Azevedo, 33, no entanto, a Secretária de Saúde do Estado (Sesa) aguarda exames para confirmar.

Albenes morreu na sexta-feira (20), no Hospital César Leite, que fica em Manhuaçu, em Minas Gerais. Ele estava a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desde a quarta-feira (19). De acordo com a assessoria do Hospital, todas as 18 pessoas que estão internadas no hospital com os sintomas são tratados como suspeita de febre amarela. O pedreiro também foi tratado desta forma.

Entre os 18 internados no hospital mineiro, está a Tia de Albenes, com os mesmo sintomas. Germana da Silva Azevedo, 53, está internada na Unidade Semi Intensiva, desde sábado (21), em quadro estável.

No Espírito Santo são 11 os casos investigado como febre amarela de acordo com a Sesa.  Na última sexta-feira (20) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu os primeiros resultados das análises enviadas para o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Os exames comprovaram que os macacos encontrados em Irupi e Colatina eram positivos para febre amarela.

“Temos a confirmação de que o Espírito Santo tem a febre amarela silvestre. Nossa estratégia já estava sendo feita prevendo que esse resultado pudesse acontecer. Portanto, a estratégia para essas áreas não muda, as pessoas continuam se vacinando. Vale uma recomendação mais forte para as pessoas que precisam se descolar para essas áreas. Não é recomendável ir para essas áreas de floresta no Estado agora se não estiver vacinado, e se tiver que ir, é necessário usar repelente e roupa de manga cumprida para se proteger do mosquito transmissor. A população também pode ajudar a evitar a febre amarela urbana, eliminando os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a doença nas cidades”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

Vacinação

Ainda na sexta-feira (20) devido ao aumento de casos suspeitos da doença a Sesa, solicitou ao Ministério da Saúde, mais 500 mil doses da vacina contra a febre amarela.  O ES já tinha recebido 500 mil doses na última semana, 350 mil para a vacinação de 26 municípios do Estado, em limite com Minas Gerais e 150 mil para todos as 78 cidades.

Os municípios que receberão essas 500 mil doses serão: Marilândia, Domingos Martins, Itarana, Santa Teresa, Castelo, Iconha, Muniz Freire, Águia Branca, São Domingos do Norte, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá.

A Sesa reforça que quem planeja sair do estado ou viajar para a área rural dos 37 municípios deve se certificar de que está devidamente protegido contra a doença.

Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orienta o viajante a buscar uma unidade municipal de saúde caso ainda não tenha tomado a primeira dose da vacina ou a dose de reforço 10 anos após a primeira dose. Se for a primeira vez que a pessoa é vacinada, a dose deve ser aplicada pelo menos dez dias antes da viagem para que o organismo produza anticorpo contra a doença.

Contraindicações para tomar a vacina

Crianças menores de 6 meses de idade.

Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.

Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave.

Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteróides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores).

Pacientes submetidos a transplante de órgãos.

Pacientes com imunodeficiência primária.

Pacientes com neoplasia.

Indivíduos com história de reação alérgica relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).

Gestantes. A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas