Dólar Em alta
4,989
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
4,989

Católicos e evangélicos: celebrações pascais em meio à pandemia serão domésticas

Católicos e evangélicos: celebrações pascais em meio à pandemia serão domésticasA celebração da Páscoa 2020 será de uma forma como os cristãos brasileiros provavelmente nunca fizeram anteriormente. Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as grandes celebrações, como a da Igreja Católica, que tradicionalmente começa na chamada “Quinta-Feira Santa”, e das Igrejas Evangélicas, que costumam fazer encenações da morte e ressurreição de Jesus Cristo, acontecerão de uma forma diferente: online – através das “lives” nas mídias sociais – e em casa, com a família.

Na tradição católica, o “Tríduo Pascal” tem início na Quinta-Feira Santa (9), com a Missa do Lava-pés, seguida pela Sexta-Feira Santa, na qual são feitas grandes encenações da “Paixão de Cristo”. Na noite de sábado, celebra-se a “Vigília pascal” e no Domingo de Páscoa é a celebração da ressurreição, com missas em todas as paróquias. Entretanto, a Arquidiocese de Vitória informou que diversos canais estarão disponíveis para que as famílias acompanhem as celebrações de suas casas.

“Diante do momento de pandemia do Covid-19, as celebrações e missas em toda Arquidiocese de Vitória serão transmitidas pelas redes sociais, rádios e canais de televisão”, informou a Arquidiocese em nota”. Confira aqui a programação das paróquias da Arquidiocese de Vitória.

O Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória, padre Ivo Ferreira de Amorim, explicou como os católicos podem fazer a celebração doméstica, iniciando na Quinta Feira Santa. “Ao iniciarmos a Quinta Feira Santa recordamos o que Jesus fez. A última ceia recorda a grande lição do serviço, quando Jesus lavou os pés dos discípulos, ensinando a ser seguidores dele, vindo em simplicidade e humildade”, disse o vigário. E continuou:

“Em virtude da pandemia e do isolamento, você, irmão e irmã, poderá acompanhar pelas redes sociais nas diversas paróquias. E uma forma de estar em plena comunhão na igreja é realizando gestos simples, decorando a casa com uma toalha branca, acendendo vela, coloque flores, porque é dia de festa, uma noite de alegria, de recordar o memorial que Jesus deixou. Após momento de oração e acompanhando a celebração, faça uma singela ceia pascal, porque é momento de recordarmos momento realizado com Jesus e seus discípulos”.

Católicos e evangélicos: celebrações pascais em meio à pandemia serão domésticasBatistas: cultos em família

O diretor-geral da Convenção Batista do Espírito Santo, Diego Bravim, afirmou que a denominação segue o isolamento social estabelecido pelas autoridades governamentais, e que as igrejas farão transmissões ao vivo e até reprises de musicais gravados nas últimas edições da Páscoa.

“Além dos cultos, que são transmitidos ao vivo, musicais também serão reprisados. Além disso, incentivamos ações pontuais, como enviar mensagem de esperança e salvação a amigos e familiares não crentes, compartilhar um bolo ou doce com o vizinho e orar pela pessoa nesse momento, levando a esperança que é Jesus Cristo, que ressuscitou”, explicou ele.

Dentro da denominação, como há o respeito do princípio de autonomia das igrejas, algumas incentivarão os membros a fazerem a celebração em casa. “Alguns membros farão sua ceia não somente de comida, mas de celebração, como se estivesse dentro da igreja, mas fazendo em família. Outras igrejas vão fazer de forma virtual, para que os crentes possam acompanhar. A ideia, em suma, é que estejamos em família, se reunindo em um tempo devocional, buscando a Deus e partilhando a esperança”, finalizou.

Católicos e evangélicos: celebrações pascais em meio à pandemia serão domésticas“Momento de reflexão e alegria” para assembleianos

De acordo com a Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Espírito Santo (Cadeeso), a orientação às igrejas é que sigam o decreto do governador Renato Casagrande, mas a recomendação para as que decidirem abrir é que mantenha todas os regras estabelecidas contra o Covid-19. Entretanto, o pastor Antônio Gutemberg afirma que a grande maioria incentivará as celebrações domésticas.

“A maioria fará sua Páscoa em casa. Não temos muita dificuldade nisso, pois entendemos que é um momento importante e sublime, lembrando a morte e ressurreição de Jesus e isso embasa a nossa fé. A orientação é que cada um fique em casa, cultuando a Deus de seus lares, realizando os cultos com suas famílias. Para nós, será um belo momento de celebração e alegria nos lares”, afirma Gutemberg.

De forma doméstica também celebrarão os presbiterianos. O presidente do Sínodo Central da Igreja Presbiteriana no Espírito Santo, reverendo Jailto Lima, afirmou que a recomendação é que não haja atividade presencial.

“Está sendo utilizado o sistema online comum, com cultos transmitidos. A celebração será doméstica, cada família agradecendo a Deus por Jesus e sua obra. Orientamos em relação a alguns modelos de cultos domésticos e cada família reunida poderá ter seu tempo devocional no domingo, até porque, a cada domingo, dentro da tradição, celebramos a ressurreição de Cristo”, informou o reverendo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas