Dólar Em baixa
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,243

Católicos abrem Quaresma com Missa das Cinzas no Convento da Penha

Foto: ES Hoje
Missa das Cinzas no Convento da Penha     (Foto: ES Hoje)

Com o fim do carnaval inicia para os católicos a Quaresma, período de 40 dias de jejum, oração, penitência e caridade em preparação para a grande festa da Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O tempo quaresmal tem início na Quarta-feira de Cinzas e finaliza no Sábado de Aleluia.

A imposição das cinzas representa para os católicos uma recordação da passagem bíblica “Tu és pó e ao pó voltarás”, um chamado ao arrependimento dos pecados e busca pela conversão. Durante a celebração eucarística é traçado na fronte de cada fiel uma cruz com cinzas abençoadas.

Durante o período da Quaresma os fiéis realizam diversos tipos de penitência. Algumas pessoas deixam de comer carne, doces, beber cerveja, refrigerante, entre outros, mas também há aquelas que preferem fazer algo a mais, como intensificar a oração diária e fazer obras de caridade.

“Nós hoje temos 40 dias para ouvir a sagrada escritura, temos 40 dias para exercitarmos na caridade, temos 40 dias para vivermos em nós a partir de nossas decisões, o alegre anúncio da ressureição. A Quaresma só tem sentido porque a Páscoa ilumina todos esses dias”, explica o Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento Nossa Senhora da Penha.

Na época quaresmal estão dispensados das penitências os idosos com mais de 60 anos, jovens até os 14 anos, mulheres grávidas, e pessoas com problemas de saúde que exigem uma dieta regular. Mas não impede que eles façam algum outro sacrifício de oração ou caridade.

O pequeno Pedro de 10 anos acompanhou a Missa das Cinzas no Convento da Penha; ele conta que na Quaresma quer participar de uma campanha para ajudar as pessoas que sofrem no leito dos hospitais. Para o autônomo Lúcio Clério Melotti a penitência deve ser feita o ano todo. “A Quaresma é um incentivo a mais quando a igreja nos convoca a fazer o melhor possível para o nosso próximo. Afinal nós vivemos em uma situação conturbada na sociedade onde tudo que nós devemos fazer é ajudar nosso próximo intensamente”.

O fim do período da Quaresma se dá no Sábado de Aleluia, celebração que antecede a festa da Páscoa. Além das penitências quaresmais a igreja também propõe que na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão, os fiéis façam um jejum mais intenso. Nessas datas é indicado que se faça apenas uma refeição durante o dia, e caso haja necessidade, pode-se tomar duas outras pequenas refeições menores que o habitual.

https://www.youtube.com/watch?v=iUbHvQrPA5c

Campanha da Fraternidade

No período da Quaresma a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também sugere que as paróquias do país trabalhem através da Campanha da Fraternidade a reflexão sobre algum tema da sociedade. Em 2018 o tema escolhido foi “Fraternidade e superação da violência” e o lema é “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).

A Campanha finaliza-se no inicio da Semana Santa, e vai tratar assuntos voltados a diversos tipos de violência, e a importância da valorização da paz pelo cristão.

Por Bárbara Caldeiras

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas