Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,016

Casagrande vai retomar discussão sobre nova praça do pedágio

O Governo Renato Casagrande, a partir de 1º de janeiro de 2019, poderá ser iniciado com a retomada de discussão sobre uma nova praça de pedágio na Terceira Ponte. A principal via de ligação das cidades de Vitória e Vila Velha conta com área de cobrança localizada somente na capital. E, na avaliação do governador eleito, desde sua gestão anterior, entre 2011 e 2014, o Estado já adquiriu áreas para a construção de uma praça em território canela verde. Segundo Casagrande, a medida visa reduzir o problema sistemático de engarrafamentos nas duas cidades.

“Na questão da mobilidade, desapropriamos áreas do lado de Vila Velha para que lá seja feita uma grande área de pedágio, um em cada rua, porque a ponte tem os caminhos que vão para diversas regiões do município. O projeto é uma grande área de pedágio para dar a ponte um fluxo”, disse Renato Casagrande.

Desde 14 de junho os usuários da Terceira Ponte passaram a pagar o pedágio somente no sentido Vila Velha-Vitória. Os condutores que seguem no sentido contrário não pagam tarifa para acessar a via, como medida para reduzir os engarrafamentos nos horários de pico. A previsão é que a cobrança unilateral seja suspensa no dia 15 de outubro.

“O que foi adotado pelo atual governo, liberando o pedágio em um sentido e só cobrando do outro, não produziu resultados. Então vamos ter que fazer investimento do lado de Vila Velha para ampliar a capacidade de veículos”, destacou o governador eleito.

No primeiro mês em que a cobrança unilateral foi adotada, Agência de Regulação e Serviços Públicos (Arsp) avaliou que o fluxo de veículos aumentou 0,56% no sentido Capital.No sentido Sul (quem sai de Vitória com destino a Vila Velha), de igual forma, não ocorreu alteração significativa na quantidade de veículos. O monitoramento, segundo a Arsp, demonstrou que,  a quantidade de veículos durante estes trintas dias esteve abaixo da série medida entre os meses de abril de 2017 a março de 2018.

A Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado, em primeira avaliação, apontou que o tamanho das filas foi menor. Contudo, devido o período de teste, a medida foi mantida e os estudos ainda não estão concluídos.

Proteção contra suicídios

Devido ao aumento das tentativas de suicídio na Terceira Ponte, o governador eleito, Reanto Casagrande, disse que a proteção na via é medida urgente. Segundo ele, se o governo atual iniciar obras, ele vai concluir. “Lógico que precisaremos reavaliar, porque, se não está no contrato – entre estado e concessionária Rodovia do Sol (Rodosol) -, como foi anunciado, é o governo que terá que pagar. Mas, de qualquer maneira, esta é uma obra que precisa ser feita, seja pelo governo ou pela concessionária”, destacou.

Depois de anunciar que vai instalar grades de proteção, o Governo Paulo Hartung informou que o projeto recebeu contribuições. A adotada será uma estrutura lateral e rebaixada, que não interfere na qualidade estética e preserva a funcionalidade necessária, que é a proteção dos usuários. O diretor-geral da ARSP, Júlio Castiglioni informou que até o final do mês de novembro o Governo do Estado decidirá por licitar a opção com barras verticais ou a lateral rebaixada.  A decisão é urgente e os números apontam isso. “Esse ano, de janeiro até agora já foram registradas 50 tentativas de suicídio e quatro mortes confirmadas”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas