Dólar Em baixa
5,196
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,196

Casagrande anuncia secretários de segurança, educação e governo

O governador eleito Renato Casagrande (PSB) anunciou mais quatro nomes de sua equipe, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (13). Como já antecipado por ESHOJE, o primeiro nome anunciado foi o de Tyago Hoffmann, que assumirá a Secretaria de Governo. Hoffmann fez parte da primeira gestão de Casagrande, como secretário-chefe da Casa Civil e também como secretário de Governo.

Hoffmann é mestre em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e tem doutorado em Relações Interculturais  pela Universidade Aberta de Portugal. “Ele olhará com atenção para o dia a dia do Governo , e também para necessidades e encaminhamentos diários do mesmo”, afirmou o governador eleito.

De Angelo assumirá Educação

A Secretaria de Estado de Educação será comandada pelo Doutor Victor De Angelo. Ele é formado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, com mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Carlos (UFSCar).

No ensino básico, trabalhou com jovens e adultos, no Sesi, entre 2003 e 2004. Desde 2011, é professor de Ciências Políticas da Universidade de Vila Velha (UVV), onde acumula as funções de ensino, pesquisa e extensão. É o atual coordenador da Pós-Graduação em Sociologia Política da universidade.

“O Victor terá um trabalho grande, de levar qualidade a todas as nossas unidades escolares. Levar infraestrutura e tecnologia às escolas, melhorar a educação de jovens e adultos (EJA) e resgatar e recuperar a educação no campo”, disse Casagrande. “Ele coordenará uma área que é estratégica, que é pilar do nosso modelo de desenvolvimento. Porque nós queremos mudar esse modelo, de uma economia baseada em commodities, para uma economia de alta tecnologia, e o trabalho na educação é fundamental para que isso possa acontecer.”

Ex-secretário do Rio de Janeiro assume Segurança capixaba

Delegado da Polícia Federal, Roberto Sá assumirá a pasta de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo. Natural de Barra do Piraí (RJ), é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua carreira policial começou na Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em 1983, como cadete. Em seguida, galgou todas as promoções até o posto de tenente-coronel.

Sá é delegado da Polícia Federal e é pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretario de Segurança Pública do Rio de Janeiro, no período entre outubro de 2016 a fevereiro de 2018.

De acordo com Casagrande, Roberto Sá coordenará o trabalho de Segurança no projeto Estado Presente e cumprirá “um papel importante pela necessidade de resgate, de recuperação e de retomada de investimentos, nessa visão que ele já conhece e que nós implementamos e vamos implementar novamente, que é uma política de proteção à sociedade”. Conforme afirmou o governador eleito, todo o governo participa deste projeto. Sá trabalhará também na estratégia policial e em ações de integração entre as policiais e os Bombeiros, e as demais instituições do governo.

Rodrigo de Paula será procurador-geral do Estado

O governador eleito também anunciou o nome do próximo procurador-geral do Estado, que será Rodrigo de Paula. Ele tem 40 anos, é formado em Direito pela Ufes e tem MBA em Direito Tributário pela FGV. É mestre e doutor em Direito e Garantias Fundamentais pela FDV. De Paula é procurador desde 2016 e, atualmente, exerce a função de procurador-chefe do Centro de Estudos e Informações Jurídicas da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Casagrande salientou que “Rodrigo sabe da importância da função de procurador-geral do Espírito Santo e de seu papel em defender os interesses do Estado. Ele também vai fazer um trabalho de relação com todos os órgãos judiciários capixabas”.

TCE dá ganho de causa à Casagrande

Renato Casagrande, durante a coletiva, também anunciou o parecer do Tribunal de Contas do Estado, que deu ganho de causa ao pedido de sua equipe de transição, em relação ao assunto dos convênios. Segundo ele, “o Governo está insistindo em repassar o pagamento em cota única”. “Isso demonstra que o TCE está em sintonia com essa aplicação responsável dos recursos”, afirmou o governador eleito.


Por Pedro Cunha
[email protected]

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas