Dólar Em baixa
5,185
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,185

Cartões de Passe Livre Estudantil são os campeões de uso indevido

Fot
Foto:  Divulgação

O Passe Livre Estudantil municipal de Vitória, que é utilizado por mais de 12 mil alunos, é considerado o campeão de uso com irregularidades, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setpes). Só neste ano, até o dia 22 de agosto, já foram identificados 654 episódios em que usuários tentaram usar o cartão de estudante de forma indevida.

A quantidade representa quase 6% do total de usuários que utilizaram o cartão nesses veículos no mesmo período. “É um número bastante elevado, se pensarmos que ainda temos outras irregularidades nos cartão para idosos e pessoas com deficiência, que já somam um total de 907 usos indevidos, no mesmo período”, analisa Jaime Carlos De Angeli, secretário-geral do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setpes).

Com um sistema de biometria dentro dos ônibus é possível identificar o uso irregular dos cartões personalizados (gratuidades e estudantes), quando verificado o uso indevido, seja pelo beneficiário ou por terceiros, os titulares dos cartões são notificados e ficam com o cartão bloqueado, sendo necessário comparecer ao Setpes para regularização do serviço.

“Por meio de um software, essas imagens são comparadas com as do cadastro biométrico. Quando se verificam divergências, uma equipe avalia para tomar as providências cabíveis. Esses cartões são bloqueados e o beneficiário titular terá de comparecer ao Setpes para se explicar e será aberto um processo administrativo para que sejam apurados todos os fatos”, detalha Jaime.

Desde o ano de 2015, já foram bloqueados cerca de 2,5mil cartões em Vitória por irregularidades.

O secretário destaca que o maior controle do cadastro, em parceria com unidades de ensino, ajudou no combate. “Nesse processo, a gente verifica quem tem ou não o direito, mas não consegue avaliar o que é feito com o cartão. A biometria vem para combater um segundo tipo de fraude, que é provocada pelo aluno que tem o direito, mas vende, aluga ou dá o cartão para outra pessoa utilizar.”

As fraudes aumentam o custo do transporte público em Vitória. “Isso é evasão de receita, traz prejuízo para toda a população que paga o sistema de transporte. Então nós precisamos coibir, dar o benefício para quem realmente precisa, quem vai utilizar”, destaca o secretário.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas