Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,234

Carros fumacê aplicam inseticida durante a madrugada para eliminar pernilongos

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/12/31/1_img_00003150_carlos_antolini-51973.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'52c2a0bb5215e', 'cd_midia':51969, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/12/31/img_00003150_carlos_antolini-51969.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Carlos Antolini/PMV', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '235', 'align': 'Left'}Com o objetivo de combater o mosquito comum ou pernilongo, como é popularmente chamado o mosquito do gênero Culex, teve início nesta segunda-feira (10) mais uma ação dos carros fumacê nos bairros da capital. Apesar de a espécie não transmitir algum tipo de doença, a sua picada é dolorida e o inseto produz um barulho que incomoda os moradores.
Para combatê-lo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), intensificou as ações de tratamento dos focos nas vias públicas de Vitória e elaborou um cronograma especial para a circulação do veículo, que vai até o próximo dia 22, sempre a partir das 3 horas. São duas equipes atuando em vários locais durante a madrugada.
Os trabalhos começaram no bairro Jardim Camburi e vão se estender para várias regiões, como Tabuazeiro, Maruípe, Jucutuquara, Jardim da Penha, Praia do Canto, Centro e Grande São Pedro.
O “fumacê” é um carro que pulveriza um inseticida e mata os insetos adultos enquanto estão voando. Mas o mosquito Culex tem hábitos específicos e voa durante a madrugada. Para que a aplicação seja eficaz e cumpra o seu objetivo, a Prefeitura de Vitória realiza a aplicação do inseticida nos horários entre as 3 e 6 horas.
Criadouros
O mosquito se reproduz em criadouros com água parada e, apesar das ações de combate realizadas pela Semus, a participação da população na vistoria de suas residências é indispensável para o sucesso da operação.
A Semus está monitorando e mapeando a presença, tanto das espécies de Culex quanto do Aedes Aegypti (que transmite a dengue), em todas todas as regiões da cidade. Mais informações podem ser obtidas através dos canais de comunicação com a população: Fala Vitória 156 e e-mail [email protected].

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas