hpv em homensO papiloma vírus humano (HPV) é responsável por 95% dos casos de câncer de colo de útero, mas o que muitas pessoas não sabem é que ele também pode afetar os homens, desenvolvendo o câncer de pênis, além dos de cavidade oral e canal anal. Com o Carnaval chegando, é preciso cuidado redobrado com o uso de camisinha, já que o vírus é transmitido pelo contato sexual.

Estudos científicos sugerem a associação entre a infecção pelo vírus HPV e o câncer de pênis. Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em parceria com o Instituto de Virologia Fiocruz, feita com 80 pacientes com a doença, encontrou o vírus em 75% dos casos.

HPV é bastante comum
O HPV é uma doença sexualmente transmissível muito incidente. Pelo menos 50% dos homens e mulheres sexualmente ativos irão entrar em contato com o vírus em algum momento de suas vidas. Geralmente, ela não causa sintomas e o organismo humano consegue eliminar a infecção sozinho.

No entanto, quando não tratado, o HPV pode desenvolver câncer nos órgãos citados. “O vírus possui mais de 40 subtipos e, alguns deles, chamados de cepas oncogênicas, podem evoluir para casos de câncer, por isso precisam ser acompanhados por um médico”, explica Carlos Henrique Segall Jr., médico da Associação de Urologia do Espírito Santo (AUES).

O uso de camisinha é a forma mais eficaz de evitar as doenças sexualmente transmissíveis, especialmente no Carnaval. Porém, outros métodos preventivos, como a vacinação, podem ser tomados desde cedo.

“A vacina contra o HPV é feita em três doses e geralmente é recomendada para meninas a partir dos nove anos. Porém, meninos e jovens adultos também podem tomá-la a fim de se proteger contra alguns tipos do vírus e contra as verrugas genitais”, conta o urologista.

Cometários

  1. Nossa adorei o seu artigo, estou sofrenco com problemas de verrugas e está procurando exatamente o que acabeid e ler. Tenho algumas amigas que estão com o mesmo problema e já vou compartilhar seu artigo com elas. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *