Dólar Em alta
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,132

Carnaval Capixaba passa a ter duas ligas e uma federação

carnaval_capixaba___sambao-143803O carnaval capixaba agora tem duas ligas de escola de samba e uma federação. Conforme ESHOJE informou com exclusividade em março, além da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (LIESES), foram apresentadas na tarde desta terça-feira (16) a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo-Especial (Lieges), e a Federação Capixaba das Escolas de Samba (Fecapes). Relembre

O Carnaval de Vitória, que atualmente é composto por 14 agremiações, fica dividido da seguinte forma: Unidos de Boa Vista, Mocidade Unida da Glória, Piedade, Novo Império, Jucutuquara, Pega no Samba e Andaraí ficam na Lieges, presidida por Rogério Sarmento; Imperatriz do Forte, Tradição Serrana, Chegou O Que Faltava, Unidos de Barreiros, Chega Mais, Independente de São Torquato e Rosas de Ouro permanecem com a Lieses, ainda sem presidência definida.

Segundo p ex-presidente da Lieses, Rogério Sarmento, isso não impede que as escolas mudem de Liga, caso queiram. “O objetivo é somar e construir um carnaval que é cada vez mais difícil”. Desde 2012, a verba destinada a cada escola saiu de R$ 10 milhões para cerca de R$ 2 milhões. “Vamos trabalhar harmonicamente com a Lieses e poder público municipal”.

Sarmento explicou que na prática, as ligas terão regulamentos e comissões julgadoras independentes. Isso reduz a carga de tarefas e obrigações. “Lógico que vamos trabalhar muito mais para buscar recursos e apoios, mas na prática o serviço diminui e a qualidade aumentará muito mais. São ligas independentes, cada uma com sua organização e modelo de desfile. As escolas vão sentar e deliberar o melhor para cada uma”.

Outras medidas apontadas por eles são o foco nas agremiações a qual presidem, e a possibilidade de cada escola negociar de forma independente com empresas para investir no desfile de sexta ou sábado. Questionado sobre quem responde em caso de decisões maiores relacionadas ao carnaval capixaba, ele respondeu que as ligas vão sentar e decidir o melhor caminho.

Outra pretensão apresentada por ele é de uma área disponibilizada pela Prefeitura de Vitoria no parque Tancredão, no bairro Mário Cypreste.  Batizado de “bairro do samba”, a ideia e que as escolas possam utilizar o espaço para produzir carros alegóricos, além de serem autossustentáveis. Foi solicitado ao Governo do Estado o aval para funcionamento, mas eles ainda não obtiveram resposta.

Já a Fecapes é integrada por cinco escolas consideradas inativas no carnaval capixaba: Independente de Eucalipto, Mocidade Serrana, Mocidade da Praia, União Jovem de Itacibá e Império de Fátima. Segundo o presidente, o Mestre Picolé, entre as pretensões da federação está a possibilidade de desfilar no domingo, criando uma nova alternativa para o quem quiser assistir o carnaval capixaba. A Acadêmicos da Grande Jacaraípe é cotada para integrar.

De acordo com o presidente, Carlos Alberto de Assunção, o mestre Picolé, a proposta é que tenha acesso e descesso, e essas escolas possam desfilar no domingo. “A Império de Fátima já fez um desfile. São escolas documentadas e regulamentadas, com estatutos e que tem o direito de ir para a avenida. Vamos pular de degrau em degrau até o grupo especial. Estamos aqui para somar com o carnaval capixaba. Imagine só cada escola, se agregar mais duas mil pessoas, serão mais doze mil envolvidas com o carnaval. Isso gera emprego e renda”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Tá certinho isso aí. A última vez que teve 3 ligas foi em 1992. Depois disso foram 5 anos sem desfile, mais 4 anos com desfiles na rua. Ou seja, 10 anos pra se recuperar um estrago provocado por ganância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas