Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Carnaval 2019: maravilhas brasileiras na abertura do desfile capixaba em 2019

Foto: Divulgação/ PMV
Foto: Divulgação/ PMV

O Espírito Santo e outros estados brasileiros inspiraram as agremiações filiadas a Federação Capixaba das Escolas de Samba (FECAPES). Elas vão abrir o desfile das escolas de samba de 2019 e prometem encantar o público do Sambão do Povo. As escolas Mocidade Serrana, Mocidade da Praia, União Jovem de Itacibá e Independente de Eucalipto formam o grupo B do carnaval capixaba, e cruzam o sambódromo levando a cultura e a tradição de cada região. A representante da Serra, por exemplo, vai falar do Estado, enaltecendo o seu município.

Depois de 26 anos fora do evento, a Mocidade Serrana será a primeira a desfilar e leva o enredo “Skindô Yá Yá Skindô Yô Yô! A Serra canta sua cultura popular”. De acordo com Anderson Lamborghini, membro da comissão de carnaval da escola, toda a riqueza da cultura da Serra e suas tradições serão representadas na avenida.

“Estamos trabalhando a todo vapor para voltar esse ano. Nós queremos nos destacar com tranquilidade e simplicidade, sem querer tomar o espaço de ninguém, com humildade acima de tudo”, afirma. A Mocidade Serrana pretende levar um carro alegórico e pelo menos dois tripés. Quem quiser desfilar na agremiação os ensaios serão abertos a partir da última semana de janeiro, na Praça Barbosa Leão no centro da Serra.

Para complementar a cultura capixaba, a Mocidade da Praia entra em seguida levando o enredo “Reza a lenda, surge a noite… Tem sonhos e delírios pelo ar!”. Segundo Luciano Pires, presidente da escola, o tema foi inspirado em uma lenda dos povos indígenas capixabas. “Com trabalho bem organizado, valorizando os quesitos, com um bom samba enredo e muita criatividade nas fantasias, esperamos nos destacar”, garante. A Mocidade da Praia vai entrar com 12 alas e 650 componentes. Quem se interessar em participar do desfile, as fantasias terão o custo de 80 reais.

Rio e nordeste
Inspiradas em outras regiões do Brasil, as escolas fecham a primeira noite do desfile levando culturas nacionais. A União Jovem de Itacibá faz uma homenagem ao Rio de Janeiro exaltando as belezas da cidade com o enredo “Rio de Maravilha, de janeiro a janeiro, beleza o ano inteiro”.

O vice-presidente da escola, o Mestre Picolé contou que a agremiação de Cariacica promete inovar. Ele lamenta as dificuldades nos preparativos. “Como reiniciamos as apresentações da escola no ano passado, após um período longe dos desfiles, nós encontramos pouco apoio, o que dificulta nosso trabalho”, desabafou.

Já a Independente de Eucalipto fecha a noite do grupo filiado a Fecapes com o enredo “Padre Cícero Romão, o padim do Nordeste”, para homenagear o santo padroeiro do nordeste brasileiro. A agremiação terá 15 alas e 600 componentes, com um carro alegórico e um tripé.

O presidente da agremiação, Nuno Bahia, é otimista. “A maior dificuldade é a falta de dinheiro, o pouco recurso que a escola tem, porém a vontade de trabalhar é grande e faz valer a pena todo o esforço”, garante. Para quem quiser participar, os ensaios acontecem toda sexta-feira às 21 horas na Praça Maruípe e todo domingo às 17h no centro comum de Tabuazeiro.

por Ana Luiza Andrade

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas