Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
4,992

Cariacica e Viana terão 100% de esgoto tratado até 2028

palácio anchieta
Em solenidade no Palácio Anchieta, Governo Estadual e Cesan se comprometeram a tratar 100% de esgotos nos municípios de Cariacica e Viana até 2028. Foto: Fred Loureiro/Secom-ES

Os municípios de Cariacica e Viana terão 100% de esgoto tratado até 2028. Até 2021, serão mais de 200 milhões de litros tratados por mês em 31 bairros, beneficiando 61 mil moradores. O edital de licitação do Governo Estadual será lançado na próxima terça-feira (26). A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2019.

Com isso, ambientalmente serão preservados cinco córregos: Afluente Córrego Areinha, Afluente Rio Vasco Coutinho, Afluente do Córrego Campo Grande, Córrego Areinha, Rio Formate, Córrego Ribeira.

Segundo o Governo Estadual, o Programa Águas e Paisagens vai atender 19 bairros de Cariacica: Nova Rosa da Penha, Tiradentes, Campina Grande, Jardim Campo Grande, Santa Paula, Vista Linda, Caçaroca, Alzira Ramos, Porto de Cariacica, Vila Merlo, Cariacica Sede, Rio Marinho, Santa Bárbara, Parque Gramado, Santo André, Padre Gabriel, Jardim Botânico, Bela Vista e Vila Capixaba.

Já em Viana, serão 12 bairros atendidos: Marcílio de Noronha, Primavera, Canaã, Universal, Vila Bethania, Arlindo Villaschi, Caxias do Sul, Nova Bethania, Areinha, Campo Verde, Morada de Bethania e Parque Industrial.

“A realidade da Cesan é bem diferente da nacional. Uma publicação recente demonstrou que o Plano Nacional de Saneamento (entregue aos candidatos a presidência da república), está atrasado. No caso da área de concessão da Cesan, que abrange 52 municípios, está adiantado. Hoje, o que vivemos aqui é um exemplo disso, planejando uma solução para Cariacica que começa no ano que vem”, disse o presidente da Cesan, Amadeu Wetler.

Ainda de acordo com o presidente, a previsão é que as propostas feitas pós-edital lançado sejam abertas em agosto, e que a obra esteja contratada até o fim de 2018. A parceria será público-privada com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A estimativa é que Cariacica salte de 45% para 100% de cobertura nos próximos 10 anos; e que Viana passe de 54% para 74%, mas o Prefeito Vianense tem a expectativa de que o município chegue a universalização até 2021.  “Viana vive um momento novo de desenvolvimento e crescimento. Para receber esses empreendimentos, precisamos receber saneamento básico e esses investimentos para que o município cresça ainda mais”.

O Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem é financiado pelo Banco Mundial e o investimento total estimado é de US$ 225 milhões (cerca de R$ 1 bilhão).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas