Calendario2014Na próxima segunda-feira (09) é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. Neste dia são encerradas as comemorações da Festa da Penha, com a tradicional missa no campinho do Convento, em Vila Velha, e que atrai milhares de fiéis.

Veja a programação completa da Festa da Penha!

Como a data é comemorada numa segunda-feira, há quem aproveite para curtir o feriadão com viagens. No entanto, será que o feriado de 09 de abril é válido para todo o Estado? A resposta é não.

Isso porque, embora Nossa Senhora da Penha seja considerada padroeira do Estado, nem todas as cidades capixabas possuem lei que institua a data como feriado municipal. Na Grande Vitória, não funcionam repartições localizadas nos municípios cuja legislação já existe, como é o caso de Vitória, Cariacica e Vila Velha.

Embora não possuam lei específica que reconheça a data como feriado, os municípios ainda podem decretar ponto facultativo. No entanto, a decisão pode variar de uma administração para outra.

Padroeira do Estado

A Festa da Penha é realizada todos os anos, oito dias depois do domingo de Páscoa.

Nossa Senhora da Penha foi proclamada padroeira capixaba pelo papa Urbano VIII em 23 de março de 1.630. Conta a história que a bula papal foi confirmada apenas em 26 de janeiro de 1.908 com o resultado de um plebiscito realizado em todas as paróquias do Estado. E a aprovação do Vaticano veio apenas em 27 de novembro de 1912.

A Festa da Penha começou com o Frei Pedro Palácios, fundador do Convento da Penha. O frei encomendou uma imagem de Nossa Senhora (e que ainda se encontra no Santuário) e convidou as pessoas para fazer a benção. Dois dias após a primeira festa da Penha (1.570), ele faleceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *