Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Capixabas selecionados para produzir filme, participam de oficinas no Rio de Janeiro

Karen Manzoli
[email protected]

Rio de Janeiro/RJO estudante Rafael Wolfgramm Teixeira de Siqueira, de Laranja da Terra, e a professora de artes Sheila Márcia Altoé, moradora de Vargem Alta, contemplados pelo edital do VI concurso Revelando os Brasis, estão no Rio de Janeiro, participando das oficinas de capacitação previstas no edital entre os dias 14 e 27 de agosto, para transformar suas histórias em filmes.

Os dois estão tendo aulas de roteiro, planejamento e produção e fotografia, para retornarem as suas cidades, e atuarem como diretores, tomando as decisões de aspectos mais técnicos, como planos, enquadramentos, movimentos de câmera, mixagem de som e edição de cenas.

 “A Viagem do Seu Arlindo”, foi o enredo escrito por Sheila, e inspirado na história real contada pela filha do Seu Arlindo, D. Marluce. Na trama, ela narra a preparação do personagem principal para uma viagem misteriosa, que deixa intrigados os moradores e familiares da comunidade quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta.

Curso de Realização Audiovisual do projeto Revelando os Brasis ANO VI, de 14 a 27 de agosto no Canal Futura, Rio de Janeiro. Quinze novas histórias vindas das cinco regiões brasileiras serão transformadas em filme. Em sua sexta edição do Revelando os Brasis, o projeto nasceu da vontade de descobrir, desbravar e celebrar as riquezas, tradições, costumes e os jeitos de ser deste gigante feito em grande parte por pequenas cidades.Realizado pelo Instituto Marlin Azul, com o patrocínio da Petrobras, o projeto é um instrumento de registro da memória e da diversidade cultural do país e revela novos olhares sobre o Brasil.
.

Já Rafael escolheu realizar o documentário “Franz Seibel: o Surgimento da Fotografia Pomerana”, que vai contar a história do primeiro fotógrafo a registrar por as tradições dos imigrantes alemães que chegaram ao território capixaba. Ele conta que as oficinas têm sido muito proveitosas para seu crescimento técnico, mas também para seu desenvolvimento pessoal. “Eu já tive um pouco de contato com o audiovisual, participei da produção de alguns filmes, porque estudei numa escola que tinha já esse viés. Mas vir pra cá, viver tudo isso, me fez ter dimensão da multiculturalidade que o Brasil tem. Porque conhecemos pessoas de várias regiões e isso é um aspecto muito interessante dessa experiência”, diz.

Após concluídos, os filmes são lançados nas comunidades participantes por meio do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis, que monta um cinema ao ar livre em ruas e praças dos municípios. Além disso, são lançados em DVD com distribuição gratuita entre realizadores, secretarias, organizações sociais e culturais, cinematecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.  E em seguida, as produções também são exibidas no programa de TV Revelando os Brasis, realizado em parceria com o Canal Futura.

O projeto
O Revelando os Brasis promove a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades ( com até 20 mil habitantes),  a possibilidade de contar suas próprias histórias em filmes. Já foram produzidas 180 obras, entre ficções, documentários e uma animação. A iniciativa é rallizada pelo Instituto Marlin Azul, com o patrocínio da Petrobras, e tem objetivo de registrar a memória e a diversidade cultural do país.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas