Dólar Em baixa
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,148

Capixabas são desafiados a melhorarem a qualidade de vida

Laureen Bessa – [email protected]

Não é novidade para ninguém de que diversas doenças estão associadas à falta de exercícios físicos e má alimentação. Tentando reverter a situação atual da sociedade, os órgãos ligados à saúde, educação e esporte têm criado formas de conscientizar e incentivar a população a ter uma melhor qualidade de vida. Seguindo essa premissa, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), lançou na manhã desta sexta-feira (16), o Programa Vida Saudável. Com isso, a instituição espera que os capixabas adotem hábitos mais saudáveis.
De acordo com os dados recém disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 52,4% da população capixaba estão com sobrepeso, ou seja, estão acima do peso ideal. Dessa forma, essa parcela da população está suscetível a adquirir doenças como diabetes e hipertensão.
Para incentivar os capixabas, a Sesa apresentou também o “Movimento 21 dias – por uma Vida mais Saudável”, que desafia as pessoas a participar desta ação que atua em três eixos: uma alimentação mais saudável, mais atividades físicas e um melhor convívio familiar.
Segundo o secretário da pasta, Ricardo de Oliveira, o programa investe na prevenção de mais pessoas doentes. “É mais sensato investir em prevenção, é como já se dizia: ‘melhor prevenir, do que remediar’, por isso queremos evitar que as pessoas adoeçam. Com a prevenção e com a prática de hábitos saudáveis, a população estará se cuidando mais e evitando de ter problemas no coração, diabetes e hipertensão. Estamos lançando esse desafio para que a população mude e que possa introduzir hábitos mais saudáveis, mas é opcional de cada um melhorar a sua qualidade de vida”, afirmou.
Oliveira explicou ainda o motivo do desafio ser de 21 dias. O secretário contou os estudos e pesquisas feitas apontam que este é o prazo para que o corpo e o metabolismo precisa para se acostumar com um novo hábito, podendo adotá-lo para o resto da vida.
“Este é um programa permanente e será contínuo com diversas ações envolvendo as diversas secretárias, como educação e esporte. Além disso, temos uma parceria essencial com os municípios. Mais à frente iremos divulgar, mas já criamos um dia comemorativo para o Estado, convidando à todos para fazer uma grande caminhada para uma vida mais saudável. Queremos que as pessoas tenham acesso à informação e consequentemente à melhor qualidade de vida”, disse Oliveira.
Juntamente com o lançamento do programa, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo, disponibilizou o site Movimento 21 dias (www.movimento21dias.com.br), nele os interessados podem obter informações sobre hábitos mais saudáveis, além de acompanhar o seu desenvolvimento durante o desafio. Oliveira revelou ainda que a partir de novembro, todo o suporte do site estará disponível por um aplicativo para smartphones.
Outro dado fornecido pelo secretário da pasta foram as principais causas de morte no Estado. De acordo com Oliveira, em primeiro lugar estão as mortes por problemas cardíacos, seguido de morte externa (acidentes, homicídios e outros), câncer e diabetes.
Para colocar em prática as diversas ações, o Governo contou com recursos federais que atingiram quase R$ 1,5 milhão. Em contrapartida o Estado atuou com cerca de R$ 1 milhão.
Família participou do desafio e se sente mais feliz
Mudar hábitos é muito difícil, mas não impossível. Pensando assim, a família do Jailson Januário aceitou o desafio de em 21 dias, fazer mudanças no cotidiano. Segundo os integrantes participantes do desafio, o resultado foi muito melhor do que o esperado.
“O começo foi difícil, mas cada dia fomos fazendo um pouquinho e no final deu tudo certo. Tiramos principalmente as frituras e os alimentos industrializados, porque nessa correria a gente acaba recorrendo ao o que é mais rápido e prático e acabamos esquecendo da nossa saúde. Hoje, é mais ensopados, com ervas e temperos naturais, larguei de vez os industrializados. Paramos de comprar o achocolatado, biscoitos recheados e vários outras coisas. Agora o cotidiano é mais frutas, verduras, legumes, bastante sucos e água. Os maus hábitos não vão voltar nunca mais”, ressaltou a matriarca da família, Kátia Januário.
Outra mudança foi no convívio familiar. A estudante, Katiane Januário, de 21 anos, revelou que antes do desafio, cada um ficava na sua, um mexendo no celular, outro na televisão e outro no computador. Mas agora, a família consegue conversar mais e até fazer programas juntos.
“Eu mesmo, eu trabalho, estudo e chego em casa muito tarde. Por isso, quando eu chegava ia direto para o meu quarto e já me pendurava no celular. Nos finais de semana eu saía com o meu namorado. Depois do desafio, a televisão, computador e celular ficam desligados, agora fazemos mais coisas juntos, conversamos, saímos e até jogamos. Esse desafio uniu ainda mais a nossa família”, lembrou Katiane.
De acordo com todos os integrantes da família Januário, quem teve uma maior mudança foi o filho mais novo, o Jailson Júnior. Segundo eles, o menino se alimentava muito mal, pelo Júnior, ele poderia comer arroz e bife todo o dia. “A minha alimentação era horrível, não comia direito, dizia que não gostava das coisas sem mesmo provar. Agora me sinto muito melhor, comecei a comer feijão, verduras, legumes, mais opções de carnes, comecei a fazer academia. Antes eu pesava 58kg, agora já estou com 67kg. Como de três em três horas, estou muito mais disposto e tenho mais energia para fazer tudo, realmente o desafio tornou a minha vida melhor”, salientou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas