Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,132

Capixabas de olho em Vitória viram fiscalizadores de infrações de trânsito

transito_veiculos_romero_mendonca-159713Os moradores de Vitória agora podem denunciar as infrações de trânsito na capital. O aplicativo Capester permite a gravação e envio em tempo real de um vídeo de 15 segundos para um banco de dados da prefeitura. Apelidado de “Tô de olho em Vitória” já pode ser baixado nos celulares e ficará em fase de testes por seis meses. Em uma semana foram recebidos 238 vídeos, dos quais 37 foram considerados passíveis de notificação.

O prefeito Luciano Rezende explicou que o aplicativo foi desenvolvido por uma empresa Israelense, não multa o condutor e tem uma função educativa. Na prática, o cidadão que for “flagrado” em alguma infração recebe uma carta com a foto da irregularidade, na qual é solicitado a colaborar com um trânsito mais humanizado. No próximo dia 17, as 37 pessoas selecionados já estarão recebendo o documento.

“A prefeitura faz a fiscalização em outros momentos. A melhoria do trânsito se faz detectando infrações, mas o problema no Brasil só será resolvido com educação no trânsito. Estamos utilizando o que há de melhor no mundo para que o cidadão de Vitória participe nos ajudando a cuidar da cidade”.

Ainda segundo ele, o aplicativo já é utilizado há três meses na cidade de Santa Catarina, Sul do Brasil. Mundialmente, também já funciona em países europeus, como França e Polônia. Em breve, deve chegar a Singapura e Israel.

Ainda não há balanço de uma possível diminuição no número de infrações nesses locais após a adoção do Capester, mas para o prefeito, a tecnologia diminui custos e melhora a prestação de serviços.

“Vitória tem trabalhado muito com o conceito de cidade inteligente. Dessa forma, presta melhores serviços a quem mais precisa, se torna mais justa, humana e, portanto, mais feliz. Esse é um instrumento de educação para o trânsito, para melhorar o uso do espaço coletivo”.

Até o momento, a maioria das infrações recebidas foram por estacionamento irregular. Ainda não há estatísticas de concentração específicas nas vias da capital, mas de acordo com o prefeito, será possível se basear nessas informações e agir em prol da melhora nesses locais.

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffman, informou que o aplicativo vem com um tutorial explicando como utilizar. A recomendação é evitar filmar com o condutor dentro do veículo. A filmagem precisa mostrar com clareza a placa do carro e detalhar qual o tipo de infração, como calçadas e placas de proibido estacionar.

“A partir de aplicativo vamos poder direcionar melhor o efetivo da Guarda Municipal de Vitória. Teremos também o acumulo de informações onde mais as infrações são cometidas e, consequentemente, eles vão atuar gerando as infrações e melhorando a qualidade do trânsito da cidade”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas