Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Capixabas aderem à vacinação contra a gripe e vão aos postos

dsc_2029-11418

(por Lívia Meneghel – [email protected])

Começou nesta segunda-feira (15), e vai até o dia 26 deste mês, a 15ª campanha nacional de vacinação contra a gripe, que será realizada em todo o Brasil. O posto de saúde da Enseada do Suá, em Vitória, uma das unidades que recebeu a população neste primeiro dia de campanha, vacinou mais de 100 pessoas durante a manhã e a tarde, sendo 90% delas, idosos. “A grande maioria são os mais velhos, seguidos por doentes crônicos, gestantes e crianças. No ano passado, recebemos mais de 1000 pessoas na nossa unidade”, disse a técnica de enfermagem Irismar Linhares.

A médica Daniele Menezes, 33, foi uma das gestantes que marcaram presença. “Uma campanha como essa é de extrema importância, e faz com que o setor de saúde do nosso país cresça cada vez mais”. O casal de aposentados Ivan Moraes, 81, e Nancyn Moraes, 76, também comparecem anualmente. “É muito importante cuidar da saúde. Praticamos esportes sempre, caminhamos, e se vacinar faz parte desse cuidado todo”, afirmou Nancyn.

Segundo a coordenadora da campanha, Dra. Marta Casagrande, é importante que a população se vacine todo ano, pois sua composição é sempre reformulada, há vírus diferentes. “Geralmente este é o único período de vacinação contra a gripe, já que o outono antecede o inverno, estação que há maior circulação do vírus”, lembrou a doutora.

A vacina é gratuita na rede pública, mas na rede particular no Espírito Santo, a vacina contra a gripe, neste subtipo, custa R$ 70. Em Vitória, as pessoas poderão se imunizar contra a gripe H1N1 (Influenza A) em qualquer uma das 29 unidades de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A dose é contraindicada a pessoas com histórico de alergia grave a ovos de galinha – utilizados como matéria prima para a formulação da vacina -, pois pode haver resíduos da substância na composição da mesma. Os anticorpos começam a fazer efeito no organismo 72 horas após a vacinação, podendo provocar um pouco de febre, dor no local da aplicação, dores de cabeça e musculares. Quanto a doação de sangue, pode ser feita depois de 48 horas.

Serão distribuídas 43 milhões de doses da vacina, que têm como público-alvo gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos e pessoas com doenças crônicas. A meta para 2013 é vacinar cerca de 32 milhões de pessoas.

O objetivo da campanha é diminuir o risco de ter a doença grave, conscientizando a população, visando tanto a prevenção quanto o tratamento e o diagnóstico precoce. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Na programação está marcado para o próximo sábado (20) o “Dia D” da vacinação, onde devem ser montados cerca de 1.200 postos de vacinação em todo o Estado, envolvendo uma equipe de 3.500 pessoas. A meta é alcançar pelo menos 80% do público-alvo, estimado em 683 mil pessoas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas