Dólar Em alta
5,254
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,254

Capixaba que “filtra o Rio Doce” recebe prêmio Educador do Ano 2016

pesquisa-rio-doce1

O professor de Ciências Wemerson Nogueira (25), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio dos Santos Neves, em Boa Esperança, que criou um projeto que filtra o alumínio das águas do Rio Doce junto com os alunos do 8º ano, venceu o prêmio “Educador do Ano” de 2016. O equipamento, que já tinha levado o professor a ganhar o prêmio Victor Civita Educador Nota 10, deu outra vitória ao capixaba na noite desta segunda-feira (18). (Relembre!)

O projeto ‘Filtrando as Lágrimas do Rio Doce’ surgiu a partir de uma necessidade escolar. O professor explica que percebeu que os alunos, na disciplina de ciências, não dominavam muito bem os conhecimentos básicos da tabela periódica. E que isso dificultada a jornada no ensino de aprendizagem da disciplina de química.

“O filtro permite que o morador pegue a água diretamente no Rio Doce, a qual está contaminada com os minérios e na coloração avermelhada pela lama presente. Tem que deixar a água decantar e após despeje sobre o filtro de retenção que pela parte externa possui uma torneira onde a água é liberada. Durante aproximadamente 5 minutos o filtro começa a filtrar a água que entrou avermelhada e sairá totalmente transparente, com apenas 25% dos metais pesados presente nela”, explica Wemerson.

O projeto da pesquisa científica, segundo o professor Wemerson foi desenvolvido durante seis meses aonde foram realizadas mais de 150 análises da água e lama presente no Rio Doce. O trabalho foi realizado no laboratório de química da própria escola e também na estação de tratamento de água. “Tivemos apoio da Universidade Federal Do Espirito Santo (UFES). Os alunos tiveram a oportunidade para conhecer o laboratório de química analítica da UFES, isso foi muito importante, pois a academia de mestrado ensinou os alunos técnicas essenciais para realizarmos os procedimentos de análises e acompanhamento da água”, ressalta.

“Professores de todo o país, autoridades e ministro da Educação, olhem para a educação porque transformar o mundo e formar cidadãos globais só será possível se alguém por um minuto acreditar que juntos podemos muito mais”, disse Nogueira em seu discurso após ser anunciado o grande vencedor da noite.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, esteve na premiação e entregou o troféu ao professor capixaba.
O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Globo e do Grupo Abril, organizado pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho, que busca valorizar e disseminar experiências pedagógicas inspiradoras em todo o Brasil. Este ano foram recebidas 4.221 inscrições, número 16% maior que o de inscritos em 2015 e o maior desde 2008.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas