Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Capixaba desaparece durante escalada em monte da Patagônia

fabricio amaral souza
Fabrício Amaral, 42, tem experiência de 20 anos com escalada. Fotos: Arquivo Pessoal

Dois escaladores estão desaparecidos há quatro dias, após tentarem subir o monte Fitz Roy, na fronteira do Chile com a Argentina, região da Patagônia. O capixaba Fabrício Amaral, de 42 anos, estava acompanhado pelo mineiro Leandro Iannota, o “Mr Ben”.

Segundo o escalador José Márcio Dorigueto, que é amigo de Fabrício Amaral, ele e Leandro Iannota foram para a Patagônia, para escalar a via Franco-Argentina, em dezembro. O retorno seria dia 20 de janeiro. Os dois foram vistos pela última vez na sexta-feira (18).

“Fiz contato com ele antes da subida. Nos falamos muito e nos encontramos antes da viagem. Ele mandou noticias de lá. Desistiu mais de uma vez durante a subida. É um cara bom e experiente, assim como o Leandro, mas tiveram azar pelo mau tempo e tipo de escalada, que é de alto risco”.

Dorigueto disse que Fabrício Amaral escala há 20 anos e já foi outras vezes a mesma região, na Patagônia. Tudo estava dentro do previsto para a subida, mas o cálculo de janela de bom tempo durou menos que o esperado e surpreendeu os escaladores.

Leandro Iannota
O mineiro Leandro Iannota também está desaparecido

A esperança dos amigos e da família é que Fabrício Amaral e Leandro Iannota tenham conseguido chegar a um ponto, antes do cume, onde possam ter armado e uma barraca e estarem aguardando por resgate. Uma equipe formada por 16 pessoas subiu o Fitz Roy as 23h de segunda (21) – horário de Brasília – mas o mal tempo prejudica as buscas.

“São pessoas com experiência, que estão tentando encontra-los. Há grande possibilidade de eles estarem em uma barraca, antes do fim da montanha. Se eles conseguiram, estão esperando o tempo melhorar para voltar. Nosso medo é que eles estejam na parede, e ai as condições são muito severas”, disse Dorigueto.

Fabrício Amaral é natural de Cachoeiro, mas mora atualmente em Vila Velha. Ele é professor do Ifes de Venda Nova do Imigrante e montou uma parede de escalada na região para fomentar o esporte.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas