Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Candidatos ao governo respondem: como melhorar o turismo no ES?

turismoO Turismo é uma área no Espírito Santo que tem apresentado crescimento. Segundo a última Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor apresentou, em junho, crescimento de 9,4% em volume de atividades, quando comparado ao mesmo mês do ano passado.

Diante disso, a reportagem do ESHOJE questionou aos seis principais candidatos ao governo do estado nas eleições 2018: Como alavancar o turismo no Espírito Santo e fazer com que a economia gerada a partir dele seja utilizada entre os recursos estaduais?

Carlos Manato (PSL):

“Eu entendo que temos três tipos de turismo: o de negócios, o agro e o de entretenimento, que engloba o cultural e o de lazer. Em meu governo, caso seja eleito, pretendo estimular estes três vetores, aproveitar tudo o que há de cultural e belo em nosso Estado e divulgar isso. Tenho projetos interessantes, como a revitalização do Centro, em Vitória. Tem também o Aquaviário, que além de meio para melhorar a mobilidade urbana, também pode ser integrado a passeios pelas praias e Baía de Vitória. Também vamos fazer um convênio com a Convention & Visitors Bureau, para que a boa imagem de nosso Estado seja melhor e mais divulgada para o Brasil e o mundo. Outra ação será usar parte do lucro do Banestes, que giram em torno de R$ 170 milhões/ano, para financiar esses projetos”.

Aridelmo Teixeira (PTB):

“Na área de turismo há grandes oportunidades e também grandes desafios. É uma área estratégica, que deve ser planejada em conjunto com as áreas de Cultura e Esporte, assim como apresento no meu Plano de Governo. Elas promovem a inclusão social e o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. No meu mandato, caso eleito, realizaremos ações para inovar e potencializar a economia do turismo. Dessa maneira, vamos apoiar e estimular o desenvolvimento de novos produtos turísticos, atrair novos empreendimentos ligados ao turismo e promover o turismo de negócios e eventos. Também teremos como ações apoiar à implantação e melhoria da infraestrutura de equipamentos culturais, incluindo a conservação, restauro e qualificação do patrimônio histórico e cultural; captar recursos para obras de melhorias urbanas e rurais desses setores, gerando oportunidades de emprego e renda”.

Rose de Freitas (Podemos):

“Vamos melhorar a infraestrutura dos atrativos turísticos do Espírito Santo; desenvolver parcerias com a iniciativa privada para melhorar a infraestrutura e a qualificação de mão de obra do setor; divulgar atrativos e potenciais do Estado no Brasil e no exterior; fortalecer e ampliar o calendário de eventos, e incentivar os turismos de negócio, lazer, eventos e esportes”.

Jackeline Rocha (PT):

“É imprescindível o fomento ao turismo, no Espírito Santo. Vivemos num Estado em que podemos ir das montanhas às praias num mesmo dia; em que somos privilegiados por ter festivais de música, teatro, cinema, esporte. Só não é potencializado. Precisamos tornar o turismo ao nosso Estado atrativo não apenas no Brasil, mas também de forma internacional. Vamos investir e fortalecer nossas tradições culturais, e fazer com que outras voltem, como o grande carnaval de rua de Vitória, até mesmo expandi-lo para toda a região. O turismo tem que ser mais valorizado e potencializado no Espírito Santo, pois além do lazer e da cultura, traz emprego e geração da renda”.

Renato Casagrande (PSB):

“As atividades turísticas têm elevada capacidade de projetar a sociedade capixaba para além de suas fronteiras, o que também é importante para os demais segmentos da sociedade. Neste sentido, vamos trabalhar para realizar ações de divulgação do Espírito Santo como destino turístico, além de apoiar iniciativas que promovam o turismo religioso, esportivo, de lazer, agroturismo, ecoturismo, de negócios, entre outros. Destacamos ainda a importância da criação de parcerias com os municípios para conservação e melhoria em equipamentos turísticos, e o estímulo à capacitação permanente de mão de obra para a atividade turística. A partir destas ações, a renda proveniente deste setor poderá ser aplicada na articulação da cadeia turística com outras cadeias produtivas, com foco na geração de novos negócios e rotas turísticas locais”.

André Moreira (PSOL):

“O plano de PSOL propõe transformar o turismo em uma atividade potencialmente comercial. Esta é uma grande vocação do ES, que vem sendo subaproveitada. Isto porque os governos têm priorizado os interesses das elites empresariais. Os chamados “grandes projetos industriais” são mais importantes do que a preservação e visitação de nossas cidades.O turismo pode ser uma atividade econômica agradável e que crie renda e qualidade de vida para a população local. Desde que bem orientado. É preciso fortalecer o turismo sustentável, receber bem os visitantes e oferecer produtos de qualidade e de bom preço. Isto só é possível pensando em fortalecer e priorizar os pequenos empreendimentos turísticos e a associação cooperativa dos prestadores de serviços do setor. O nosso governo vai privilegiar os pequenos e médios empreendimentos e a forma cooperativa. Incentivaremos os pequenos e médios restaurantes e pousadas, associações de artesãos e de guias turísticos. Criaremos cursos específicos para prestadores de serviço e populações de locais turísticos, que discutam como receber os nossos visitantes. Realizaremos pesquisas em nossas áreas turísticas sobre a diversidade biológica, relíquias históricas, patrimônios culturais e outros atrativos. Estruturaremos uma política de preservação e divulgação destes bens, para termos um fluxo turístico mais constante.”

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas