Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Candidatos ao governo do RS trocam ataques no primeiro debate do 2º turno

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul que disputarão o segundo turno das eleições 2018, o ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite (PSDB) e o governador José Ivo Sartori (MDB), que busca a reeleição, foi marcado por ataques entre os adversários. O debate foi promovido pela Rádio Gaúcha, na manhã desta terça-feira, 16. A organização do debate eliminou “réplicas e tréplicas” e propôs discussão livre de quatro minutos após cada resposta dos candidatos. Com isso, os rivais puderam se confrontar abertamente, o que culminou em diversas trocas de provocações e acusações.

Logo no início, em pergunta sobre concessões de rodovias, Leite acusou Sartori de ser “especialista em parar as coisas”, ao afirmar que o governador não colocou em prática um plano de concessões para o RS e deixou obras paradas. O emedebista respondeu que o tucano “não conhece a realidade” e que “ninguém precisa se apressar” para fazer as obras.

Apesar de propostas apresentadas em alguns momentos, o clima tenso permaneceu em todo o encontro, que durou duas horas. Os ânimos se acirraram quando o assunto foi o diálogo com o funcionalismo público. Leite questionou Sartori se o governador, caso reeleito, conversaria com a classe, afirmando que isso não teria ocorrido nos últimos quatro anos. “O senhor não foi no debate com os servidores públicos”, disse o tucano.

“O acerto entre as campanha eleitorais foi entre todos. Cada um procura o que quiser. Fomos arrumando a casa. Não foi decisão política parcelar salários”, respondeu o emedebista. Diante da crise fiscal do RS, os servidores recebem salários parcelados há mais de 30 meses.

Após a resposta de Sartori, o clima esquentou. Leite acusou: “O senhor, da forma como está colocando, dá a sensação de que o governo do Estado está perfeito. O Estado não está no rumo certo”. “Eu não retiro o que disse porque sou atacado pelo senhor e nunca lhe respondi”, afirmou Sartori. “Por mim? Não se vitimize!”, retrucou Leite. “Estou lhe dizendo publicamente: o senhor tenha calma e paciência. Quando o senhor abusa, abusa indelicadamente. O senhor me respeite! O senhor me respeite!”, se exaltou Sartori.

Neste momento o mediador interveio e pediu calma para os candidatos. Leite venceu o primeiro turno da eleição ao governo gaúcho com 35,9% dos votos. Sartori obteve 31,11%.

Filipe Strazzer
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas