Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,234

Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta segunda (19)

Começa nesta segunda-feira (19) e vai até dia 30 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação. O Espírito Santo recebeu 171 mil doses extras das vacinas, totalizando 468,7 mil. Todos os 545 postos de vacinação disponíveis no Estado devem funcionar durante a campanha.
As vacinas estão disponíveis de segunda a sexta no horário de 8h às 17h (podendo variar em cada posto de saúde). Já no sábado, acontece o dia D, com a mobilização nacional. Nesse dia, os municípios abrem as unidades de saúde para facilitar o acesso da população.
Ao todo, 16 tipos de vacinas estarão disponíveis para crianças menores de cinco anos, e adolescentes menores de 15 anos. “O objetivo da campanha é atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes que eventualmente estejam com o esquema incompleto ou necessitam de reforço nos cartões de vacina” explicou Danielle Grillo, Coordenadora do Programa Estadual de Imunizações.
Danielle reforça que houve um aumento no número de casos de caxumba em outros Estados. No Espírito Santo eles foram isolados, mas o alerta é importante para crianças e adolescentes porque isso também ajuda no controle. “É uma doença benigna, não é de notificação compulsória. Mas em função do risco de surtos da doença, é importante manter o cartão de vacinação em dia independente da idade”, explicou
Poliomielite
A coordenadora chama atenção para a poliomielite. 2016 é o ano da erradicação mundial da doença, e o esquema vacinal foi alterado. “Até o ano passado eram aplicadas duas doses de vacina injetável contra poliomielite (VIP), aos 2 e aos 4 meses. A terceira dose e reforços eram feitos com a vacina oral contra poliomielite (VOP), ou gotinha, aos seis anos, 15 meses e também aos quatro anos de idade”, explicou.
A partir deste ano, as crianças passaram a receber as três primeiras doses do esquema com a VIP aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida. A VOP continua sendo administrada como reforço aos 15 meses e aos quatro anos.
Com isso, A VOP trivalente, que protege contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite, foi substituída pela VOP bivalente, que oferece imunização contra os sorotipos 1 e 3.
Vacinas disponíveis:
CRIANÇAS (Menores de 5 anos)
BCG: protege contra formas graves de tuberculose;
Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite);
Poliomielite inativada e oral;
Rotavírus: protege contra diarreia e desidratação;
Pneumocócica 10-valente: protege contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite;
Meningocócica C (conjugada): protege contra o meningococo C, bactéria que causa meningite;
Febre Amarela: protege contra a febre amarela e é recomendada para crianças e adolescentes que vão se deslocar para áreas fora do Espírito Santo com recomendação de vacinação.
Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
DTP (Tríplice Bacteriana): protege contra difteria, tétano e coqueluche;
Hepatite A e B.
ADOLESCENTES (Menores de 15 anos)
Dupla Adulto (dT): protege contra difteria e tétano;
dTpa: é administrada em adolescentes grávidas e protege contra difteria, tétano e coqueluche;
Febre Amarela: protege contra a febre amarela e é recomendada para crianças e adolescentes que vão se deslocar para áreas fora do Espírito Santo com recomendação de vacinação.
HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.
Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
Hepatite B.
Por: Redação Multimídia ESHOJE com Thaís Rossi ([email protected])

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas