Dólar Em alta
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,132

Campanha alerta para prevenção do suicídio

Caio Miranda – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/09/09/70x70/1_falar_e_a_solucao_cvv_campanha-142768.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'55f09eead0a0e', 'cd_midia':142771, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/09/09/300x200/falar_e_a_solucao_cvv_campanha_min_fea-142768.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Reprodução internet', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '300', 'cd_midia_h': '200', 'align': 'Left'}A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou em seu último estudo sobre o caso, em 2012: cerca de 800 mil suicídios ocorrem no mundo por ano (12 mil no Brasil), quase o dobro de mortes registradas por homicídios ou conflitos armados no mesmo período. São pessoas que não conseguem lidar com problemas, frustrações, compromissos e dificuldades de uma sociedade cada vez mais acelerada e com pouco tempo dedicado aos diálogos e com a saúde emocional do próximo.
A OMS então criou o movimento mundial Setembro Amarelo e definiu 10 de Setembro como o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio. No estado, o Centro de Valorização da Vida (CVV), localizado no bairro Jucutuquara, em Vitória, busca, através de atendimentos por telefone (3223-4111 ou 141), pela internet (www.cvv.org.br) ou até mesmo pessoalmente, mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos.
“No primeiro momento, nós fazemos o acolhimento dessas pessoas, para que elas compartilhem o que quiserem com a gente, alegrias, decepções, angústias, raiva, conquistas. Nossa função, primeiramente, é apenas ouvir o que eles têm a dizer. As pessoas que procuram o CVV, na verdade procuram alguém de confiança para poder falar sobre seus sentimentos”, explica a voluntária Sônia Martins.
Para marcar a data de prevenção do suicídio, a organização programou uma série de ações durantes todo o mês. No dia 10, serão feitas panfletagens e distribuição de laços amarelos durante todo o dia, nas cabines da terceira ponte, na sede da Petrobrás e na Hucam. Às 19h, haverá uma caminhada noturna na Praia de Camburi, com saída em frente ao Clube dos Oficiais. No restante do mês, palestras e seminários serão organizados em diversos pontos da capital, na Ufes e em outras cidades da Grande Vitória.
“Esperamos que realmente seja um sinal de alerta à população, por isso o uso da cor amarela. Queremos que as pessoas se atentem para a necessidade de mais diálogo, de saber como o próximo está se sentindo”, completa Sônia.
O CVV Vitória conta hoje com 70 voluntários e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Para se manter, a organização recebe doações, faz uma festa anual beneficente no mês de Agosto e mantém uma mensalidade simbólica, paga pelos voluntários.
Hucam adere à campanha
No Dia Internacional de Prevenção do Suicídio, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) lançará uma campanha de prevenção ao suicídio, que tem gerado uma grande preocupação entre os profissionais da área, com o crescimento dos casos entre os jovens. Os trabalhos serão feitos das 8 às 16 horas no Hospital, que fica no bairro Maruípe, em Vitória, por uma equipe de especialistas que vão abordar e orientar os pacientes a identificarem os sintomas de quem está precisando de ajuda.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas