Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
4,992

Caminhoneiros passam por exames e recebem orientações em posto da PRF na Serra

WhatsApp Image 2018-04-24 at 12.37.13 (1)
Caminhoneiros optavam por fazer testes rápidos de saúde, com resultados entre 10 e 15 minutos. Foto: Thais Rossi.

Os caminhoneiros que passaram pelo Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Serra, nesta terça-feira (24), tiveram uma abordagem diferente. Eles foram o público alvo da campanha Abril Verde, realizada durante todo o mês pela Secretaria Estadual de Saúde, para orientar os trabalhadores sobre acidentes de trabalho e também realizar de testes rápido para detectar doenças como Sífilis e Hepatite.

Estiveram presentes na orientação a Polícia Rodoviária Federal (PRF); o Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) também do Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), que disponibilizou exemplares da revista MPT em Quadrinhos para serem entregues aos motoristas.

A campanha aconteceu diante de números que chamam a atenção. O Espírito Santo é o 2º Estado do Brasil em número de casos de sífilis, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul. Os dados são do Ministério da Saúde, e estão disponíveis no Boletim Epidemiológico de 2017.

Em relação aos acidentes de trabalho, o Estado registra 37 casos por dia. Segundo o Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat) da Sesa. A cada três dias, uma pessoa morre em decorrência de acidente de trabalho. Em 2015, foram 13.245, o que colocou o Estado em 10º lugar num ranking nacional.

A assistente social do Núcleo Estadual de Saúde do Trabalhador da SESA, Rúbia Ferreira Bascos, explicou que ação foi dedicada, durante todo mês, à realização de várias atividades de conscientização de direitos trabalhistas e de saúde, com resultados de exames que saem entre 10 e 15 minutos.

No último domingo, na Praia de Camburi, em Vitória, foram realizados 83 testes de saúde. Dois deles foram positivos para sífilis, e os identificados foram encaminhados para exames. “Hoje fizemos testes de hepatite e sífilis e estamos distribuindo materiais informativos aos trabalhadores. A categoria dos caminhoneiros é uma das que mais sofre acidentes no Estado. Precisamos trabalhar a prevenção”.

O juiz do Tribunal Regional do Trabalho, Fábio Eduardo Bonisson Paixão, explicou que o TRT-ES tem um comitê nacional de trabalho seguro, criado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, visando uma aproximação com a comunidade no assunto prevenção de acidentes.

“É uma atitude proativa do Tribunal Junto a sociedade, para dividir informações técnicas, fazer ações de prevenção e integrar os vários agentes públicos envolvidos com essa matéria”.

Segundo o juiz, há vários problemas de caminhoneiros que trabalham em jornadas excessivas de trabalho. Os casos de acidentes fatais também são alarmantes. “É um setor que o Tribunal está de olho. Não adianta agir na mesa de audiência, quando o problema já aconteceu. Visamos, numa campanha educativa, prevenir para que esses acidentes não ocorram e assim evitar que vidas pereçam”.

O caminhoneiro José Carlos Silva Nascimento trabalha na área há 34 anos e confirma que as jornadas de trabalho são excessivas. “Acho essa campanha importante para corrigir alguns erros. Até mesmo o horário. Nunca trabalhamos menos que 22 horas por dia. Ficamos estressados por isso. Tudo é sofrimento, e feito em cima da hora. Quase não temos tempo para outras coisas. Ficamos só por conta de viagens”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas