Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Câmara vota implantação do ‘Botão do Pânico’ nos ônibus de Vitória

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os vereadores de Vitória votam, nesta quinta-feira (16), às 16h, a implantação do ‘Botão do Pânico’ nos ônibus que circulam na Capital. Na quarta (15) foi aprovada a urgência da matéria, 14 parlamentares votaram a favor. A sessão ordinária acontece às 16h. Primeiro, o projeto entra em discussão e depois abre para votação.

O Projeto de Lei 017/2017 obriga as empresas concessionárias que prestam o serviço de transporte coletivo na Capital a instalar o “botão o pânico” ou outro dispositivo de alerta de crimes. Acionado, os veículos deverão exibir a seguinte mensagem “SOCORRO ASSALTO – LIGUE 190”.
Segundo o vereador Deninho, autor do projeto, a matéria é uma reivindicação da população, manifestada inicialmente nas redes sociais. O parlamentar ressaltou que organizou um debate em sua rede social, sendo que a maioria dos internautas disse ser favorável à proposição desse projeto.
De acordo com o PL, as empresas de transporte público devem disponibilizar botões de acionamento no interior do veículo suficiente e de fácil acesso ao motorista, cobrador e usuários. Desta forma, tiraria o foco dos motoristas e cobradores. O projeto diz ainda que o sistema contará com painéis digitais que exponha o alerta na parte frontal e na traseira dos veículos de transporte coletivo.
Em janeiro deste ano, ESHoje abordou o assunto. Na ocasião, o Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários) comentou que o dispositivo instalado nos ônibus poderia gerar insegurança para motoristas e cobradores, caso fossem apenas os responsáveis por acionar o botão.
As pessoas ouvidas na reportagem aprovaram a implantação do sistema, desde que os dispositivos fossem instalados não só para se acionado por motorista e cobrador, para não colocar a vida dos rodoviários em risco.
O deputado Euclério Sampaio (PDT) também protocolou um Projeto de Lei para implantação do dispositivo no transporte coletivo do Espírito Santo na Assembleia Legislativa (Ales). “Pedimos para que fosse instalado um botão para o motorista, para o passageiro e para o cobrador. Assim, quando ocorrer um assalto, qualquer um deles pode acionar e a placa indicativa do percurso do ônibus vai alterar. Também vai levar a informação para o CIODES (Centro Integrado Operacional de Defesa Social) de onde o transporte está”.
Na Serra, o vereador cabo Porto (PSB) também protocolou projeto que viabiliza alerta sobre situações de insegurança no transporte coletivo. “Temos que fazer algo com urgência em cima das estatísticas que recebemos. Mesmo com operações policiais as estáticas de assaltos, roubos e crimes dentro dos ônibus estão altas. 54% do horário que foram notificados foram entre às 18 horas e meia noite, horário em que as pessoas estão voltando para casa. Temos que colocar o projeto em prática”.
Por: Dóris Fernandes ([email protected])

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas