Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Câmara proíbe distribuição de canudos de plástico em estabelecimentos de Vila Velha

canudo de pplasticoOs canudos de plástico estão com os dias contados nos estabelecimentos de Vila Velha. Na sessão desta segunda-feira (20) os vereadores da cidade aprovaram, em regime de urgência, projeto de lei (nº 3.201/18) que proíbe o fornecimento e a utilização de canudos em restaurantes, bares, lanchonetes, barracas de praia, ambulantes e similares. A matéria, que propõe a substituição do item por materiais como papel biodegradável ou reciclável.

Um dos autores da matéria, o vereador Bruno Lorenzutti (PODE) destacou que é indispensável que o Poder Público promova ações que determinem a redução do uso de materiais plásticos.  “Estamos vivendo em uma era onde não podemos mais permitir que produtos não biodegradáveis sejam comercializados. Países como Índia, Bélgica, Noruega, Uruguai, Costa Rica, Panamá, França e União Europeia, já combatem o uso de plásticos. Precisamos nos atentar a essa temática. O canudo de plástico, por exemplo, pode levar até mil anos para se decompor, trazendo inúmeros problemas para o ecossistema. Mas não é só o meio ambiente que perde, somos todos nós”, garantiu.

A outra autora da PL, vereadora Mirim Montebeller (PODE), acrescentou que o projeto alerta sobre os prejuízos da utilização do referido item para a saúde. “Canudos plásticos contêm Bisfenol A, um produto químico empregado que imita a atividade de hormônios, o que pode levar a distúrbios reprodutivos, câncer de mama e de próstata, diabetes, doenças cardíacas e outros comprometimentos de saúde. Já os canudos biodegradáveis, que tem decomposição natural, além de trazer benefícios para saúde, ajuda a reduzir drasticamente a quantidade de lixo acumulado em aterros sanitários”, finalizou.

O projeto de lei segue agora para sanção do Poder Executivo. A partir do momento que for sancionado, o projeto garante que quem descumprir a nova Lei será multado em aproximadamente R$ 2 mil, valor que será dobrado em caso de reincidência.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas