Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,132

Câmara de Vitória cobra providências legais sobre lançamento de lama da Vale no mar

Foto: Divulgação Iema
Foto: Divulgação Iema

Preocupados com as proporções e com os impactos causados pelo vazamento de poluentes de um tanque da Vale próximo ao terminal de Praia Mole, em Vitória, com as chuvas do dia 1º de dezembro, os membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Vitória (CMV) cobraram providências do Poder Executivo municipal. Os vereadores protocolaram, nesta quarta-feira (6), um ofício ao prefeito Luciano Rezende.

“Estamos preocupados. Sabemos que esses rejeitos trazem produtos nocivos à saúde e é fundamental que se faça um estudo e o laboratório verifique se realmente vai trazer algum malefício à população”, afirma o presidente da Comissão de Meio Ambiente da CMV, vereador Luiz Paulo Amorim (PV). A Comissão solicita que a prefeitura cobre da Vale a contratação das equipes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Universidade Federal do Rio Branco (Furg) para realizar estudos de impactos ambientais referentes aos lançamentos de descartes da Estação de Tratamento de Efluentes da Vale no mar de Camburi.

As equipes da Ufes e da Furg estão trabalhando no processo do Derramamento de Rejeitos em Mariana – Rio Doce. Ainda segundo o documento, esses estudos têm o objetivo de certificar de que as condicionantes da atividade licenciada, como informa a nota emitida pela companhia, não causam danos ambientais. “A Lei nº 6.938/81 garante o princípio ‘poluidor-pagador’, ou seja, a empresa fica responsabilizada em pagar aquilo que o órgão pedir e for pertinente à degradação que ela produz ou possa produzir”, explica Luiz Paulo Amorim.

O derramamento do material aconteceu em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo no dia 1º de dezembro. A denúncia foi feita pelo Iema, que autuou a empresa e colheu material para análise. O resultado deverá sair dia 15. Leia mais. O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) requisitou a instauração de inquérito policial para apuração do vazamento. Relembre

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas