Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Cães e gatos serão vacinados em três bairros após captura de morcego com raiva

Foto:  André Sobral/PMV
Foto: André Sobral/PMV

Equipes do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realizam, nestas quinta (14) e sexta (15), uma ação de bloqueio contra raiva animal nos bairros Joana D’Arc, Santa Martha e São Cristóvão. A medida preventiva foi tomada após um morcego com vírus positivo para a raiva ter sido recolhido no interior do Parque Municipal de Barreiros, em São Cristóvão.

O bloqueio vacinal antirrábico será realizado com vacinação casa a casa, das 7h30 às 13h30, por 12 equipes a pé (em duplas ou trios), compostas por agentes de combate às endemias. Eles estarão uniformizados e com material próprio para vacinação e condicionamento do imunobiológico.

A ação será desenvolvida em um raio de 500 metros do foco, tendo como objetivo imunizar todos os animais que não foram vacinados na campanha de agosto.

“A ação de bloqueio de vacinação de cães e gatos é uma medida preventiva para reforçar a imunidade dos animais domésticos, considerando a confirmação da circulação do vírus da raiva naquela região”, afirmou a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde Ambiental, Clara Scarpati.

Ação nas escolas e parque

A equipe de Educação em Saúde do CVSA também irá realizar abordagens educativas em escolas e locais de grande movimentação para divulgação do caso e orientação da população local. Serão expostos os riscos da doença, como identificar novos focos e adoção de medidas de proteção/prevenção.

A equipe também orientará as pessoas que trabalham no Parque Barreiros, os jogadores de futebol do campo do Lolão e as residências e comércios no entorno do parque.

Orientações

Caso tenha qualquer tipo de contato com morcego ou caso suspeite que tenha tido contato – por exemplo, encontrar o animal em cima da cama ou no quarto -, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima da sua casa;

Caso encontre algum morcego vivo ou morto em situação anormal – por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas e cortinas, em cima da cama, à luz do dia, que adentre residências -, não toque no animal e ligue imediatamente para o Fala Vitória 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo utilizando panos, caixas de papel ou baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses realize o recolhimento;

Para residências próximas das árvores com frutos, flores ou de áreas de vegetação mais densa, orientamos as janelas sejam protegidas por telas, para evitar a entrada desses animais nas residências;

A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção da doença e deve ser feita todo o ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses), na rua São Sebastião, s/nº, Resistência, telefone: 3324-5864.

A raiva é uma doença grave e letal em 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhaduras ou lambeduras.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas