Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Cada vez mais jovens são vítimas de AVC em Vitória

Gustavo Gouvêa  – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/02/20/1_539551_dor_de_cabe__a_intensa_e_sem_motivo_aparente_pode_ser_um_sinal_de_avc_-115412.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'54e79b531d706', 'cd_midia':115407, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/02/20/539551_dor_de_cabe__a_intensa_e_sem_motivo_aparente_pode_ser_um_sinal_de_avc_-115407.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Divulgação', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '500', 'cd_midia_h': '325', 'align': 'Left'}Ao contrário do que muitos pensam, a violência, que cresce a cada dia no Brasil, não é a principal causadora de mortes no País. Quem detém este título é o AVC (Acidente Vascular Cerebral), popularmente conhecido como derrame, que mata mais de 100 mil brasileiros a cada ano.
E o que antes era uma preocupação apenas para a população idosa, começa a modificar a vida de adultos e também de jovens. A tendência já tem sido observada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e em Vitória não é diferente. Além dos dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) terem registrado um aumento avassalador nos casos de internações por AVC nos hospitais da Capital, esses números têm mostrado que a incidência do AVC em jovens e adultos já atinge 42%.
Os últimos dados do SIH/SUS datam do ano de 2012 e demonstram que, dos 128 casos de Acidente Vascular Cerebral não especificado hemorrágico ou isquêmico, 55 foram registrados em pessoas com idades entre 20 e 59 anos e 73 atingiram pessoas acima de 60 anos. É importante citar que o AVC foi a principal doença causadora de internações no ano de 2012 e também a principal causadora de mortes.
Para os especialistas, os principais motivos do aumento do AVC entre jovens estão ligados à incidência de doenças como a hipertensão, que está atingindo cada vez mais jovens; ao consumo maior de sal, ao sedentarismo e ao aumento da obesidade. Ainda podem aumentar o risco de derrame em jovens o tabagismo, a diabetes, doenças cardíacas, estresse e o uso de drogas.
Portanto, a maioria desses fatores de risco para a incidência do AVC podem ser modificados, sendo possível fazer um tratamento preventivo para cada. Em todos os casos, o alerta dos especialistas é que a prevenção da doença começa com a adoção de hábitos saudáveis no decorrer da vida, como a prática saudável de exercícios.
Sintomas
O neurocirurgião Eduardo Barreto, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, afirmou que o principal problema das mortes por AVC é ainda é o desconhecimento dos sintomas da doença, como fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade para falar, entender o interlocutor ou enxergar, tontura repentina e dor der cabeça muito forte sem motivo aparente.
“Eles servem como sinal de alerta e se forem identificados adequadamente, podem evitar catástrofes provocadas pelo AVC. Assim que algum dessas situações for percebida, é preciso buscar imediatamente assistência médica de urgência”, avisou o médico.
Quando o atendimento ocorre em tempo hábil é possível submeter o paciente a exames para determinar o tipo de AVC e a área do cérebro atingida e fazer os procedimentos necessários, como a injeção de medicamentos que dissolvem o coágulo.
O AVC poder ser provocado por um coágulo de sangue que reduz a circulação sanguínea cerebral (AVC Isquêmico), ou pela ruptura de um vaso sanguíneo dentro do cérebro (AVC Hemorrágico). A pessoa que possui AVC pode desenvolver diversas sequelas motoras (perda dos movimentos) neurológicas (boca torta, dificuldade em falar, perda de memória) e emocionais (depressão).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas