Terminadas as festas de fim de ano, muita gente corre para as academias para eliminar os quilos a mais ganhos durante as ceias de Natal e Réveillon. O Carnaval já está batendo na porta, mas não é difícil encontrar quem queira correr atrás do prejuízo e ficar um pouco mais em forma até lá.  Mas é aí que muitas vezes está o perigo: quem tem pressa por resultados estéticos pode cometer erros comuns na hora da prática da atividade física.

De acordo com o profissional de educação física e coach de corridas, Nei Robson, a corrida é um dos esportes que mais queimam calorias, por isso é também um dos mais praticados em situações assim. “É comum vermos o calçadão lotado nessa época, pois muitos estão iniciando a atividade física com foco no Carnaval. Para quem tem esse objetivo, o erro mais comum é exagerar no treino e acabar se lesionando ou desistindo por não ter alcançado o resultado esperado, mas é preciso ter uma meta realista”, explica Robson.

Se quiser conquistar algum resultado, o caminho é combinar a atividade física com uma alimentação saudável e balanceada. O coach de corridas ainda dá dicas para quem escolhe a praticar a corrida ou combinar o treino de musculação com corrida. “Tudo começa pelo aquecimento. É preciso lembrar de se aquecer antes de começar a correr, do contrário pode haver lesão. E também não é só sair correndo, iniciantes devem começar pela caminhada, depois ir intercalando com trotes, até começar a correr”, disse.

A periodicidade é outro quesito fundamental. Segundo Robson, de nada adianta correr por duas horas, mas apenas uma vez por semana.  O ideal é treinar pelo menos três vezes por semana, por meia hora, no mínimo. Com o passar do tempo, a duração da corrida pode ser aumentada conforme o corpo se acostumar ao exercício. Tendo uma meta realista e aliando a atividade física à alimentação saudável é possível alcançar alguns resultados para curtir a folia de bem com o corpo, mas o ideal é que essa combinação seja realizada durante o ano todo.

  • Confira algumas dicas:
    – Cuidado com os grandes objetivos em espaços curtos de tempo. Eles podem facilitar as lesões e aumentar a chance de você voltar a engordar;
    – É melhor manter a regularidade do que exagerar na quantidade. Não adianta correr duas horas se isso for feito apenas uma vez por semana;
    – Aumente aos poucos a intensidade dos exercícios;
    – Beba muita água durante o treinamento. É muito importante manter o corpo hidratado. O mesmo deve ser feito durante a maratona de Carnaval;
    – Tenha uma alimentação saudável. A atividade física sozinha não faz milagres.

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