Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

Brasileiro quer Lula preso e Michel Temer processado

por Paulo Cesar Dutra

As provas apresentadas na investigação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio da Silva seriam suficientes para justificar a prisão do petista. Esta é a avaliação de 54% das pessoas entrevistas pelo Datafolha. O levantamento foi publicado nesta segunda-feira, dia 2, pela Folha. Entretanto, a mesma pesquisa aponta que 40% dos entrevistados avaliaram que o petista não deve ser preso, com base nas provas que apareceram até agora.  A pesquisa também revelou que 5% das pessoas abordadas preferiram não opinar sobre o destino do ex-presidente petista que governou o país entre 2003 e 2010; e elegeu Dilma Rousseff como sua sucessora.

O Datafolha também perguntou sobre a situação do atual presidente Michel Temer (PMDB). Para 89% dos entrevistados, a Câmara dos Deputados deve abrir sim o processo contra Temer por organização criminosa e obstrução da Justiça. Se o processo for adiante, Temer pode ser afastado do cargo por seis meses. De acordo com a pesquisa, apenas 7% dos entrevistados não concordam com a continuidade do processo de investigação do presidente Temer.

O ex-presidente Lula não comentou o resultado da pesquisa do Datafolha com a opinião dos entrevistados sobre a sua prisão. No Twitter, o ex-presidente publicou dados de uma outra pesquisa, do mesmo Datafolha, onde lidera as intenções de votos. O presidente Michel Temer também não comentou a pesquisa.

Segundo Datafolha, 89% defendem acusação contra o presidente, mas cai apoio à sua saída; índice de reprovação é o maior registrado desde o fim da ditadura

Maioria dos brasileiros quer Lula preso, aponta pesquisa. Para 54% dos entrevistados pelo Datafolha, há provas que justificam a prisão.

Ninho ou Torre de Babel
Quem esperava a reunião do PSDB capixaba amistosa entre o vice-governador César Colnago e o prefeito de Vila Velha, Max Filho, se enganou redondamente. Houve trocas de farpas e ninguém abre mão da candidatura para a eleição da nova regional do partido no Estado do Espírito Santo. “Farinha pouca, meu pirão primeiro”. Esse foi o tom dos discursos dos dois pré-candidatos.  César Colnago não quer se afastar do governador Paulo Hartung e por sua vez, Max quer independência da sigla com o governo. Não falam a mesma língua e racharam o ninho ao meio. Quem viver verá!

Deputado Sérgio Vidigal
O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) último domingo, no levou um tremendo susto em uma das estradas federais abandonadas no Espírito Santo, a rodovia BR-262, que liga Vitória a Belo Horizonte – MG. Ele seguia para Brasilia quando em um determinado trecho da rodovia perdeu o controle do veículo, bateu em uma árvore e se feriu. O assessor que viajava com ele, se feriu também, mas sem gravidades. Já o deputado foi internado em um hospital de Manhuaçu, em Minas Gerais e hoje foi transferido para Vitória.

Diretores de escolas do país
Quase metade dos diretores das escolas públicas do país foram escolhidos apenas por indicação, em geral por políticos, sem critérios objetivos. Esses dirigentes indicados tendem a possuir pior formação e menos experiência no ensino do que os selecionados por concurso ou eleição. Os dados foram tabulados pela Folha a partir das respostas de 55 mil diretores a um questionário aplicado em 2015 pelo Ministério da Educação. É a base mais completa para entender o perfil desses profissionais. Pouco mais de 45% deles afirmaram ter chegado ao posto só por indicação. Entre esses, 23% disseram não ter feito pós-graduação. Entre o grupo que chegou ao cargo de outras formas, esse número cai para 13%. Os diretores indicados tendem a ter menos experiência como gestores: só 13% deles disseram exercer função de direção há mais de 11 anos, contra 25% dos demais.

Dia do Servidor Público, quando!
O deputado estadual Gilsinho Lopes (PR) apresentou na Assembléia Legislativa do Espírito Santo o Projeto de Lei 350/2017, que transfere para o primeiro dia útil seguinte o Dia do Servidor Público Estadual, quando a data de 28 de outubro coincidir com sábados, domingos e feriados. O PL será analisado pelas Comissões de Justiça, Cidadania e Finanças. O Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro.

Agência Consular da Itália no ES
O governador em exercício, César Colnago, assinou, na manhã desta segunda-feira (02), o pedido de instalação de uma Agência Consular da Embaixada Italiana no Espírito Santo. O Governo do Estado se propõe a disponibilizar um espaço para que a agência possa funcionar. Este é um antigo anseio da comunidade italiana no Espírito Santo, que precisa recorrer ao Rio de Janeiro para realizar os serviços.  Além dos serviços consulares, a agência também deverá abrigar a Câmara de Comércio Italiana e a Escola de Línguas.  O senador Ricardo Ferraço, o diretor presidente do Instituto Casa D’Italia, Cilmar Franceschetto, e a subsecretária de Estado de Desenvolvimento, Cristiane Mendonça estiveram presentes.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas