Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Brasileiro consome pouco cálcio, diz estudo

Presente em alimentos como laticínios, feijões, sementes e peixes variados, o cálcio é importante para a saúde dos ossos e dentes. Mas uma pesquisa da Fundação Internacional de Osteoporose revelou que o nutriente está em baixa na dieta dos brasileiros. O estudo aponta que, no Brasil, pessoas acima de 20 anos consomem apenas 505 miligramas da vitamina por dia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é ingerir diariamente 1.000 mg do mineral. Em pessoas com mais de 50 anos, a ingesta recomendada é de 1.200mg. O médico ortopedista Fabrício Nascimento informou que o cálcio ajuda na formação óssea, no sistema de coagulação e até no transporte de substâncias dentro das células.

A carência de cálcio, associada à falta de vitamina D, sedentarismo e idade avançada, contribuem para o desenvolvimento de algumas disfunções, como a diminuição de massa óssea, que favorece a osteoporose. A doença enfraquece o esqueleto, aumentando as chances de fratura.

“Caso não se tome medidas como estímulo de atividades fisicas, banhos de sol e alimentação adequada, associado ao envelhecimento da população, certamente problemas ósseos, principalmente fraturas em idosos se tornarão um problema de saúde pública”, alertou o especialista.

A nutricionista Jenniffer Vorpagel explicou que o cálcio auxilia a manter os ossos fortalecidos. “Sua carência pode levar a espasmos musculares e nervosos, raquitismo, osteoporose, entre outros problemas. Muitas pessoas ingerem suplementos para complementar a quantidade de cálcio, no entanto, o corpo absorve o cálcio de maneira mais eficaz através da alimentação”, explicou.

Jennifer explicou que o consumo do mineral deve começar ainda na infância, que é o momento de pico de desenvolvimento da massa óssea. “Após essas fases, deve-se manter o nível de cálcio para que o organismo não precise retirar o elemento de outros lugares, desregulando todo o organismo”, informou.

Dicas:
– Eleve o consumo de magnésio (rico em alimentos como abacate, banana, couve, granola), pois auxilia na absorção do cálcio pelo organismo.

– Consuma várias doses menores de cálcio ao longo do dia, pois o corpo consegue apenas absorver cerca de 500 mg por refeição.

– A vitamina D (presente em alimentos como sardinha e mariscos, ovo, leite, fígado, queijos) também contribui para a absorção de cálcio pelo organismo.

– Também preciso ficar atento aos maiores responsáveis pela perda de cálcio através da urina, fezes e suor: o sal, a cafeína, o tabaco, as bebidas alcoólicas e a falta de exercício físico.

– Evite alimentos processados, pois eles inibem a absorção do cálcio.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas