Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Brasil conquista mais de 100 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia

olimpíada112 estudantes brasileiros conquistaram medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO), disputada em Bangcoc, na Tailândia, de 2 a 7 de agosto. Foram três de ouro (todas de escolas públicas), 23 de prata e 86 medalhas de bronze.

Ao todo, participaram da competição 225 estudantes – 138 de escolas públicas e 87 de colégios particulares, que cursam desde o Fundamental 1 ao Ensino Médio. Eles representaram 36 escolas – 25 públicas e 11 privadas, de 12 Estados. Realizada desde 2012, a AIMO contou este ano com a participação de mais de 2 mil estudantes de 13 países.

O diretor da Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC) Ozimar Pereira, considerou o resultado surpreendente por dois aspectos: o fato de metade da delegação brasileira ter sido premiada e o grande interesse das escolas. Em 2017, primeiro ano que o Brasil participou da competição asiática, apenas 15 alunos disputaram.

“O crescimento na participação das escolas demonstra a valorização que elas dão, cada vez mais, para este tipo de oportunidade. É uma oportunidade de comparar o conhecimento dos seus alunos com alunos de outras partes do mundo”.

Ozimar conta que nas conversas que manteve com secretários de educação dos municípios, dos estados, diretores de escolas, professores e alunos, ficou muito clara a importância deste tipo de evento como forma de melhorar a qualidade da educação no Brasil. “Estas experiências internacionais, além de despertar o interesse pela Matemática, abrem um horizonte para o conhecimento. Ao se envolverem em eventos como este, os estudantes e as redes públicas e privadas demonstram a importância da qualidade da educação”.

O diretor da Rede POC relata ainda uma reflexão muito ouvida na delegação brasileira que prova o potencial do intercâmbio científico. “O mais importante não são os que estão aqui na Tailândia, mas os que ficaram e querem vir”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas