Dólar Em alta
5,154
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em alta
5,154

BR 101 ganha novo sistema para detectar álcool em motoristas, sem sopro

etilômetro3
Simulação mostra, na prática, como funciona o etilômetro: vermelho para alcoolizado, e verde para não alcoolizado. Foto: Lizandra Amario

A BR 101 irá ganhar novo sistema para detectar motoristas que estão dirigindo sob efeito de álcool. A Eco 101, concessionária que administra a via, adquiriu 25 etilômetros passivos (que não é necessário soprar) e cedeu para a Policia Rodoviária Federal (PRF) utilizar em suas abordagens.

Os equipamentos custaram R$ 2,8 mil cada, e também serão usados nas saídas de shows ou eventos de grande porte. O etilômetro consegue captar indícios de álcool no ambiente sem que o motorista precise assoprar o equipamento.

Ou seja, quando o agente chegar próximo ao carro para realizar a abordagem ele já irá ligar o aparelho que em dois segundo vai identificar se alguém ali está ou não alcoolizado.

O Superintendente da PRF no Estado, Wylis Lyra, explica qual a diferença desse etilômetro para o teste do bafômetro “Esse equipamento permite testes mais rápidos, consequentemente em uma quantidade maior de veículos. Anteriormente essa identificação era feita pelo próprio policial e caso a pessoa se recusasse a fazer o teste, nós colocávamos na observação da ocorrência os indícios do uso de álcool. Agora a tecnologia está nos ajudando a identificar aquele que tem a característica de estar alcoolizado”.

etilômetro2A principal diferença entre os mecanismos é a agilidade. Enquanto o bafômetro convencional realiza um teste, o etilômetro passivo faz 10 aferições de álcool. Caso o resultado seja positivo, o aparelho aciona uma lanterna de cor vermelha; se não houver ingestão de álcool, a lanterna a cor fica verde.

Segundo a PRF, o bafômetro convencional não será descartado e continuará em uso. O novo equipamento surge para auxiliar. “Com esse aparelho nós identificamos que ele está sob o efeito de álcool e aí convidamos o condutor para ser submetido ao teste convencional com o bafômetro” destacou o superintendente.

Caso você seja o motorista da rodada, não se preocupe. O teste será realizado de forma individual se o aparelho indicar que algum ocupante do veículo está sob o efeito de álcool, para que seja descartada a possibilidade de o condutor estar alcoolizado.

Outros cinco aparelhos estão em processo de licitação para serem adquiridos, mas de acordo com a PRF, esse processo é mais lento e pode demorar até seis meses.

Por Lizandra Amario

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas