Dólar Em alta
5,259
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em alta
5,259

Bom diálogo readmitiu 685 PMs e recolocou a polícia na rua

Por Paulo Cesar Dutra

Há 18 anos, o governador do Estado do Espírito Santo, José Ignácio Ferreira (1999-2002), com um bom e convincente diálogo, surpreendeu os meios políticos no seu primeiro ano de administração ao tomar uma medida justa e humana, no dia 31 de maio de 1999, ao reintegrar os 685 policiais militares que haviam perdido, por meio de decisão judicial, o direito de permanecerem nos quadros da Polícia Militar do Espírito Santo – PMES.

Foram 290 homens — 169 soldados já formados e 121 alunos do curso de formação da PM — que já haviam sido dispensados e outros 385 que aguardavam a suspensão da liminar para deixar os postos. A medida confirmou os militares nos quadros da Polícia. O decreto do governador foi baseado em uma construção jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal-STF, denominada situação de fato.

Levando em consideração que muito desses homens já trabalhavam há dois anos na PMES, que o Estado investiu na manutenção deles e que alguns já se haviam envolvido com problemas jurídicos inerentes à função policial, ficou consolidada a situação de fato, que permitiu o decreto.

A luta dos soldados e alunos da PM para a volta foi muito grande, dentre elas uma vigília em frente ao Palácio Anchieta, há quase trinta dias. O então governador José Ignácio, além de ficar sensibilizado pelo esforço e garra dos militares, reconheceu de uma vez por todas as necessidades desses PMs na proteção da sociedade capixaba.

Na ocasião, os deputados federais Aloizio Santos e José Carlos Elias fizeram pronunciamentos na Câmara Federal, no dia 2 de julho de 1999, enaltecendo a coragem e determinação do governador José Ignácio. Mais detalhes sobre o assunto estão aqui 

Mais de mil policiais militares voltarão às ruas do Espírito Santo ainda este mês (janeiro de 1999). Através de uma determinação do governador do Estado, José Ignácio Ferreira, os PMS que estavam executando suas funções em repartições públicas e bancos voltarão a ser vistos nas pelas ruas. De acordo com o assessor de imprensa do governador, José Nunes, a intenção é colocar todo o efetivo nas ruas para resguardar a população. No Banestes, dentro de dez dias toda a vigilância será realizada por seguranças de uma empresa particular nos 147 pontos do banco no Estado.

A troca está sendo feita em caráter emergencial. O encerramento do convênio estava previsto para os próximos 60 dias, mas devido ao pedido do governador foi acelerado. Os 260 seguranças que farão a vigilância do Banestes serão contratados por lotes – regiões Norte, Sul e Central do Estado. “Já estamos solicitando orçamento das empresas”, informou o diretor administrativo do banco, Alexandre Passos. Ele não soube informar o valor do contrato com a Polícia Militar e por enquanto serão contratados os novos seguranças. (deu em A Gazeta – 12.01.1999). 

Sonho do povo
O sacrifício de pagar cafezinho do próprio bolso, usar seu próprio carro e telefone tem que ser LEI para os ocupantes de cargos de governador, vice-governador, secretários e subsecretários de estado e cargos de confiança do Governo do Estado. Alguém já calculou quanto o Estado economizaria!Sonha povo! Sonha!!!

Vice voa com as próprias asas
O vice-governador César Colnago (PSDB) está comendo pelas beiradas e tudo indica que rumo a 2018, estará voando com as próprias asas. Ou seja, vai ser pré-candidato ao governo do Estado por indicação exclusiva do tucanato.

Bruno Lamas questiona paralisação de obra
Ao anunciar mais um capítulo novela “Obras Paralisadas” no Estado do Espírito Santo, o deputado estadual Bruno Lamas, questionou o embargo das obras do Contorno do Mestre Álvaro, pelo Tribunal de Contas da União – TCU. “Será que vai ser nos moldes das obras do aeroporto!”. Tudo indica que essa obra, com cara de viciada, vai demorar mais de 10 anos para ser reiniciada.

Casagrande e Amaro Neto a dupla ideal para 2018
Em conversa de boteco, principalmente quando tem comunistas no pedaço, surgem propostas que podem render muito em 2018. Um camarada de carteirinha disse que se o Renato Casagrande colocar o deputado Amaro Neto como seu vice-governador na Chapa de 2018, ai ninguém segura! O tempo dirá!

Fim da ditadura branca está chegando ao fim
O Espírito Santo começou a viver os momentos dos anos 1970 e inicio dos anos 1980, quando dois municípios da Região da Grande Vitória (Vila Velha e Cariacica) e os três grandes municípios do interior (Colatina, Cachoeiro e Linhares), iniciaram uma “guerra” contra a ditadura militar com o MDB. Atualmente, uma “ditadura branca” está encontrando resistência na Grande Vitória (Capital, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana) e no interior em Cachoeiro, Colatina, Linhares, São Mateus, entre outros mais. Tudo indica que 2018 será o golpe fatal contra essa ditadura. 

Odebrechet aparece nas contas das eleições de 2014 no ES
Há uma informação de que o dim-dim (350 mil) do Consórcio formado pela Odebrecht e pela Camargo Corrêa para a construção de uma sede da Petrobras em Vitória, saiu de Belo Horizonte em um vôo particular e pousou em uma conta de um candidato nas eleições de 2014. Dizem as más línguas, que está escrito na 31ª etapa da operação da Lava Jato, de julho de 2016.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas