Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Bolsas de NY fecham em queda, com setor de tecnologia sob pressão

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta segunda-feira, 19, pressionadas pelas dúvidas sobre o futuro do comércio entre Estados Unidos e China. Durante o pregão, o movimento negativo se aprofundou, sobretudo por causa do setor de tecnologia, em jornada ruim para a Apple, enquanto a gigante Boeing também enfrentou queda considerável. Nesse contexto, investidores ainda monitoraram um discurso do presidente do Federal Reserve de Nova York (Fed, o banco central americano), John Williams, que reafirmou o compromisso com um aperto monetário gradual e mostrou otimismo com a economia americana.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 1,56%, em 25.017,44 pontos, o Nasdaq caiu 3,03%, a 7.028,48 pontos, e o S&P 500 teve queda de 1,66%, a 2.690,73 pontos.

Reportagem do Wall Street Journal a partir de fontes próximas à Apple informou que houve uma queda em encomendas de modelos de iPhone da empresa. Nas últimas semanas, a companhia cortou encomendas para os três modelos do aparelho lançados em setembro, segundo as fontes ouvidas pelo jornal. A notícia soou um sinal amarelo para o setor. A ação da Apple chegou a entrar no chamado bear market, com queda de 20% ante o último pico, neste caso de 3 de outubro, e terminou o dia em baixa de 3,96%, mas escapando por pouco do bear market. Projeções mais pessimistas para o futuro do Facebook fizeram o papel da rede social recuar 5,69%. Controladora do Google, a Alphabet caiu 3,91%, em bear market.

A Boeing, por sua vez, teve queda de 4,47%, em meio à cautela com as tensões comerciais EUA-China. No fim de semana, o vice-presidente americano, Mike Pence, afirmou que Washington não pretende recuar das tarifas já impostas, a menos que Pequim mude sua política comercial.

Entre outras ações em foco, Nvidia teve baixa de 12%, após divulgar balanço considerado ruim na quinta-feira e já ter tido queda de 19% na sexta-feira.

Na agenda de indicadores, o índice de confiança das construtoras de moradias nos EUA caiu de 68 em outubro a 60 em novembro, ante expectativa de 67 dos analistas.

O quadro nas bolsas foi pressionado pela falta de apetite por risco em geral, o que fez os investidores buscarem menos as ações e privilegiarem alternativas mais seguras, como os Treasuries. Além disso, os volumes foram prejudicados pelo fato de que haverá o feriado de Ação de Graças na quinta-feira nos EUA, com mercados fechados. (Com informações da Dow Jones Newswires)

Gabriel Bueno da Costa
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas