Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Boletim do Banco Central mostra crescimento expressivo da economia capixaba em 2017

Tulio Maciel BC
Representante do BC, Tulio Maciel falou sobre o desempenho da economia capixaba em 207 (Foto: Úrsula Ribeiro)

Por Úrsula Ribeiro

Um representante do Banco Central apresentou, nesta quarta-feira (08), o Boletim Regional do último trimestre do ano 2017 construído pela instituição, que mostra o panorama da economia da Região Sudeste e do Espirito Santo. A apresentação compôs o III Fórum Cidadania Financeira, realizado no Centro de Convenções, em Vitória.

Um dos temas abordados por Tulio Maciel, do BC, foi o aumento progressivo da economia capixaba, que teve uma alavancada expressiva em relação ao ano passado. Essa trajetória foi impulsionada, em grande parte, pelo comportamento benigno da inflação, pelo impacto do ciclo de flexibilização dos juros e pelos desdobramentos dos resultados positivos da agricultura sobre a renda agrícola e sobre a cadeia produtiva da região.

Túlio Maciel ressaltou que no ano passado, o estado foi prejudicado pelo desastre ambiental no rompimento da barreira em Mariana, Minas Gerais, e afetou diretamente o Espirito Santo. Porém, as previsões para esse ano foram satisfatórias em relação aos outros estados da região do Brasil. De acordo com Maciel, o setor agrícola foi o maior propulsor para que o cenário da economia brasileira crescesse, sendo no que no estado o setor que mais contribuiu para o crescimento foi à extração de minério.

Outro fator foi à queda do desemprego, a Taxa de Desemprego (PNADC) caiu em todas as regiões, o que contribuiu para melhorar o índice de mercado de trabalho, o salário real preservando o poder compra, o que contribui para o controle da inflação, outro fator foi à liberação do recuso do Fundo de Garantia (FGTS).

Porém no Volume de Serviços, a reação não foi muito imediata, uma vez que o consumidor demora mais a responder a essa demanda; exemplo disso seria quando o cidadão que não abriu mão de um serviço de TV a cabo, ou trocar o filho de escola, enfim esse cidadão demora a abrir mão desse tipo de serviço e quando resolve cancelar demora muito ate reaver novamente o serviço.

Outro fator negativo para economia do estado foi o aumento das taxas de inadimplências de pessoas físicas. Entretanto em contraponto aos fatores negativos se destaca o valor da divida do estado, que é a menor em relação aos outros Estados. Sendo assim o Espirito Santo se encontra em uma situação favorável economicamente.

Estudo

O “Boletim Regional do Banco Central do Brasil” é uma publicação trimestral do Banco Central que apresenta as condições da economia por regiões e por alguns estados do país. Sob o enfoque regional, enfatiza-se a evolução de indicadores que repercutem as decisões de política monetária – produção, vendas, emprego, preços, comércio exterior.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas