Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Boa alimentação pode ajudar no estímulo do cérebro

Alimentos que estimulam o cérebroA alimentação é uma forte aliada para uma mente mais ativa. Algumas mudanças no cardápio podem ajudar o cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento. De acordo com o neurologista e médico preventivo José Augusto Lemos, existem alimentos que são capazes de melhorar o envio de mensagens entre os neurônios, e assim fortalecer a capacidade cerebral.

Segundo o especialista, as sementes e os peixes são ricos em ômega 3, e possuem um grande potencial para melhorar o desempenho cognitivo, o responsável por gravar informações. Estes alimentos aumentam a eficiência dos receptores do hormônio da felicidade, a serotonina, no cérebro, proporcionando uma melhora no humor. Além de reduzir taxas de colesterol e garantir um bom desempenho no funcionamento do coração.

Outro nutriente que ajuda a estimular o cérebro é a fisetina, ela é encontrada em morangos e tomates, esta substância induz a diferenciação das células nervosas, que têm influência direta para uma boa função cognitiva e na redução do esquecimento.

Já a canela em pó: uma das mais antigas especiarias do mundo pode se tornar o melhor aliado para o cérebro. O fato foi comprovado em recente estudo feito pela Universidade Rush, EUA, que comparava o alimento com outros estimulantes. O neurologista e médico preventivo José Augusto Lemos, reforça que a canela promove estímulos no cérebro e melhora a capacidade de armazenar informações na memória. O alimento também é um ótimo antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório, que ajuda no combate ao colesterol, diminuem as taxas de diabetes, melhora a digestão e ajuda na circulação sanguínea. Mas é importante não exagerar no consumo. “Vale ressaltar que o ideal de ingestão do alimento é de no máximo, seis gramas por dia. Afinal, o uso desenfreado de qualquer substância pode causar diversas reações”, ressalta.

O flavonoide, substância presente na uva e no chocolate, ajuda na proteção do sistema nervoso impedindo a morte dos neurônios. Ainda são muito úteis na cura de inflamações, hemorragias e alergias. A canela e os chás verde, vermelho e branco auxiliam no desenvolvimento e recuperação da memória.

“As substâncias encontrados nestes alimentos, em geral, são responsáveis por agir no Sistema Nervoso Central, promovendo estímulos no cérebro e melhorando a capacidade de armazenar informações na memória”, aponta o neurologista.

O especialista alerta que é necessário ter uma alimentação balanceada para obter êxito nos estímulos cerebrais. “A prática de atividades físicas, uma boa noite de sono e exercícios para fortalecimento do cérebro ajudam, mas é necessário que os novos hábitos alimentares estejam inclusos nessas atividades diárias”, finaliza José Augusto.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas