Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Bloqueio de celulares roubados será feito com o número da linha

Bruna Littig – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/11/20/70x70/1_the_next_step_in_hotel_automation_is_smart_phone_room_keys-154945.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'564f7ce6988ad', 'cd_midia':154945, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2015/11/20/the_next_step_in_hotel_automation_is_smart_phone_room_keys-154945.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Divulgação', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '233', 'align': 'Left'}As vítimas de roubo de celulares poderão bloquear o aparelho somente com o número da linha telefônica. De acordo com anúncio feito pelo Secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia, nesta terça-feira (1), o Espírito Santo, junto com o estado do Ceará, serão os primeiros a realizarem esse serviço. O mesmo procedimento poderá ser adotado em caso de perda ou celulares extraviados através do Boletim Unificado.
A novidade pretende impossibilitar o reuso desses celulares e diminuir a ocorrência dos furtos. “Nós queremos impactar na cadeia de furtos de celulares, da receptação ao repasse. As pessoas que compram os celulares roubados, sabendo ou não, têm um mesmo desejo: fazer uso do aparelho. Mas esse uso não será mais possível, pois o aparelho estará imprestável. Com isso, nós acreditamos na redução desses furtos, principalmente dentro dos coletivos”, afirmou o secretário.
O anúncio foi feito dois dias após furto de R$ 200 mil em celulares, em shopping de Vila Velha. Do início deste ano até o dia 29 de fevereiro, a Polícia Militar realizou 877 operações em coletivos, somando um total de 3.646 ônibus abordados. Garcia disse que esses crimes ocorrem demasiadamente dentro dos coletivos. “Mais de 60% das ocorrências registradas dentro dos coletivos são de furto de celulares. As linhas que trafegam em BR’s, como na Serra e na Rodovia do Contorno, em Cariacica, sofrem mais com esse tipo de crime, por isso nós contamos com o apoio da Polícia Rodoviária”.
No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) iniciou uma negociação com as operadoras de telefonia móvel para conseguir bloquear os aparelhos, pois até então, a vítima podia bloquear somente a linha. Em um primeiro momento, foi possível realizar o bloqueio através do número do IMEI (International Mobile Equipment Identity), só que de acordo com o secretário era preciso encontrar uma maneira mais prática.
“Nem todas as pessoas conheciam o número do seu aparelho e ninguém anda com esse número na carteira, isso dificultava nosso trabalho. Então nós chegamos a um acordo com as operadoras de usar apenas o número da linha telefônica para fazer o bloqueio”, explicou ele.
Como bloquear o aparelho?
Para bloquear o celular, o dono do aparelho precisa ir à delegacia mais próxima e registrar a ocorrência, apresentando seu número de CPF. O pedido será enviado, de forma online, para a operadora, que tem um prazo máximo de 48 horas para realizar o serviço. Caso o aparelho seja recuperado, o desbloqueio acontece da mesma maneira, basta ir a delegacia, apresentar documentação e fazer o pedido.
Posso fazer o bloqueio em casa?
Este serviço, por enquanto, não poderá ser feito pela própria vítima por meio da internet, por medida de segurança. “A gente teme que uma pessoa que não goste da outra entre na internet e peça para bloquear o celular dela de propósito. Precisamos da presença da pessoa para autorizar o bloqueio. Essa ferramenta, no futuro, pode ser liberada para que a vítima acesse em casa, mas antes temos que pensar em uma medida segura de fazer isso”, contou o secretário.
Qual aparelho pode ser bloqueado?
Todo aparelho celular que possui o aplicativo de e-mail, poderá ser bloqueado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas