Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

Bebida e direção serão vigiadas dentro e fora das baladas no ES durante o verão

Pm e PrfVisando aumentar a segurança nas estradas, teve início na madrugada desta sexta-feira (29), em Guarapari, a Operação Verão – Lei Seca, com ações de fiscalização de trânsito e combate a ilícitos penais. Em mais de seis horas de operação, 284 veículos foram abordados.

O objetivo é conscientizar os condutores sobre os riscos de misturar bebida e direção e de suas escolhas erradas no trânsito e também flagrar aqueles que pegaram a direção do veículo após ingerir bebidas alcoólicas ou cometeram qualquer infração descrita no Código de Trânsito Brasileiro (CTB, além de combater os crimes relacionados ao tráfico de drogas.

A ação teve início a 1h30 desta sexta-feira (29) e foi encerrada às 8h, em três pontos de abordagem na Rodovia do Sol, em Guarapari. O trabalho integrado, que contou com a participação de 74 pessoas das instituições envolvidas, abordou 284 veículos, realizou 144 testes de alcoolemia, sendo constatada uma penalidade administrativa e um crime por embriaguez.

Também durante a operação, foram lavrados 59 Autos de Infração, resultando em 22 habilitações recolhidas e cinco veículos removidos. Além disso, foram constatados um crime de trânsito por condutor dirigindo sem possuir CNH, um desacato a autoridade e um por uso de documento falso.

Ação educativa Detran baladaO diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, destacou a importância da ação de conscientização, além da fiscalização. “Antes mesmo de começar a blitz, as equipes do Detran|ES fizeram ações educativas na entrada dos shows marcados para a noite de quinta-feira (28) em Guarapari com o objetivo de mostrar para as pessoas que estavam ali os riscos de beber e dirigir e como suas escolhas fazem a diferença no trânsito. Provavelmente, muitas delas passaram pela fiscalização mais tarde e esperamos ter feito a diferença na conscientização dessas pessoas para que elas possam ter voltado em segurança para suas casas”, comentou.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, a operação mostra a preocupação da estrutura da Segurança Pública com as vidas dos capixabas e turistas que escolheram o Espírito Santo para suas férias e passar o Ano Novo.

“Estamos monitorando e agindo em todo o litoral capixaba. A ação conjunta de hoje, que envolveu Detran, Polícias Militar e Civil, além da Polícia Rodoviária Federal, mostra que vamos trabalhar firme para evitar que vidas sejam perdidas. O ideal seria que não precisássemos de fiscalização para que as pessoas se conscientizem. É melhor perder o rock de hoje e ter a vida toda pela frente”, ressaltou.

O chefe da Polícia Civil, Guilherme Daré, garantiu que a estrutura empregada na ação em Guarapari continuará sendo usada em outras operações.

“Estamos monitorando os shows e outros eventos. Vamos reprimir o tráfico e a combinação veículo e direção, com inteligência. Para isso destacamos uma delegacia móvel, com equipe de delegado, escrivães e investigadores. Tudo isso para garantir que a diversão seja sadia e a vida preservada”, explicou.

Os condutores aprovaram a operação. O aposentado Luiz Ney passou pela abordagem vindo do Rio de Janeiro com a família e aprovou a operação. “Esse tipo de ação é muito válida porque na estrada nós vemos muitos motoristas desrespeitando as regras e fazendo zig zag na pista”, disse.

O representante Dielio de Lima fez o teste do etilômetro e prosseguiu a viagem com a família. “É importante ter essas ações para inibir o uso do álcool e dar mais segurança para todos. Muitos motoristas não esperam que vão ser parados numa blitz e insistem em beber antes de dirigir, o que pode provocar acidentes”, comentou.

Um comerciante que foi buscar o carro do sobrinho após ele ter sido flagrado dirigindo alcoolizado agradeceu a realização da blitz. “Essa ação é para salvar vidas e orientar a população da importância de não beber e dirigir. Eu fui levar a minha filha a uma festa com os amigos e poderia ter ido buscá-la, mas ela voltou com o primo que tinha bebido. Eu agradeço por ter parado eles antes que um acidente pudesse ter acontecido. Espero que sirva para conscientizá-los”, disse. O condutor foi conduzido à delegacia por ter ingerido quantidade de álcool acima do considerado crime de embriaguez.

Bebida e direção

O motorista flagrado dirigindo sob a influência do álcool tem o documento de habilitação recolhido e o veículo fica retido até apresentação de condutor habilitado. A infração é gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70, e o condutor tem a habilitação suspensa pelo período de um ano.

Ele deve passar pelo curso de Reciclagem para Condutores Infratores e ser aprovado em prova do Detran|ES para reaver o documento após o cumprimento do período de suspensão do direito de dirigir. É importante destacar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), recusar-se a ser submetido ao teste implica nas mesmas penalidades do condutor com resultado positivo de alcoolemia.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas